4 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

O racha na Igreja Lagoinha: novos começos na fé e na política em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Igreja Lagoinha, liderada pelo pastor André Valadão, entrou na justiça para proibir o cunhado Felippe Valadão de usar a marca em Niterói
lagoinha-niteroi
Igreja fundada em 1957, em Belo Horizonte (MG), ficou popular por superproduções nos cultos e tem 600 unidades no Brasil e no exterior. Foto: reprodução

A igreja batista da Lagoinha de Niterói passou a adotar a marca Novos Começos, em suas comunicações. A mudança aconteceu depois que o pastor André Valadão, que lidera a igreja global, entrou na justiça para impedir que o cunhado Felippe Valadão use a logomarca no templo de Piratininga. O templo de Niterói já usava a expressão como um slogan: “Um lugar para novos começos”.

A família não deu maiores explicações sobre as razões da divergência, além da ação judicial. Porém, segundo alguns observadores, a presença do pastor  bolsonarista Silas Malafaia, da Assembleia de Deus em Cristo, no próximo evento da Virada da ex-Lagoinha de Niterói, que acontece de 9 a 15 de dezembro, talvez ajude a explicar o racha na família Valadão, que fundou a igreja em 1957, na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, e hoje tem 600 unidades no Brasil. O pastor tem empurrado os evangélicos para a política, como fez em São Gonçalo, e tentou fazer na última eleição em Niterói.

Leia mais: Niterói terá Natal com empregos e expectativa de consumo em alta

Batismo

As portas do espaço da ex-Lagoinha Niterói serão abertas ao público com o novo nome, pela primeira vez, no próximo domingo (8), às 10h. Nesta  terça-feira (3), quem tenta acessar o perfil do Instagram @igrejalagoinhaniteroi é informado que a página não existe. Porém, quem usa algum link de post antigo daquele perfil é direcionado para a página @novoscomecosniteroi que manteve a apresentação: “Lagoinha Niterói um lugar de novos começos”.  Todo o restante do perfil é formado pelo conteúdo do antigo @igrejalagoinhaniteroi

Como reza uma das práticas do marketing digital, Felippe Valadão tem postado algumas “pistas”, mantendo a curiosidade do seu público.

Em “stories” do seu perfil pessoal do Instagram, ele postou a seguinte pergunta: “Qual cidade precisa viver um novo começo?”. Também citou trecho que diz ser do Genesis: “prepara pra crescer como nunca, florescer como nunca.”

Racha

O primeiro movimento que resultou em um racha na família Valadão foi dado por André. De Orlando, nos Estados Unidos, onde fica a sede global da igreja, ele iniciou seu projeto para unir todas as unidades em uma única “marca”.

Felippe, que ao se tornar pastor assumiu o sobrenome Valadão, de sua mulher, Mariana, foi acionado na Justiça para pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 50 mil por usar o nome do templo em Niterói,desde a sua fundação, em Charitas, em 2013.

Ana Paula (irmã de André e Mariana) e seu marido Gustavo Bessa saíram, publicamente, em defesa de Felippe. Ao abordar o assunto em uma de suas preleções, teve, segundo ela, a fala censurada nas diversas mídias da igreja. Pelas redes sociais, trechos bíblicos foram usados pela família para se “alfinetarem”.

Em postagem recente, Ana Paula afirmou: ““Até mais, Nikiti. As estações mudaram, mas o Senhor vai continuar surpreendendo sendo o mesmo”.

Felippe bem que tentou derrubar os argumentos de André, na Justiça. Na ação, a Lagoinha de Niterói chegou a dizer que havia uma autorização para coexistência das marcas. Porém, segundo a Lagoinha Global, essa autorização foi retirada, tornando o uso da marca ilegal, a partir de 2022. André teria afirmado, categoricamente, ser impossível que as expressões Lagoinha e Lagoinha de Niterói convivam simultaneamente.

Foi em 2020 que a então Lagoinha de Niterói se mudou de Charitas para Piratininga, em um local com capacidade para 3 mil pessoas e estacionamento para 600 carros.

O começo

A Igreja da Lagoinha foi fundada pelo pastor José Rego do Nascimento em 20 de dezembro de 1957, no bairro da Lagoinha, como Sexta Igreja Batista em Belo Horizonte (MG), tornando-se conhecida como Igreja Batista da Lagoinha ou apenas Lagoinha.

Pastor Rego presidiu a igreja até 1966, sendo sucedido por alguns pastores, até que, em 31 de julho de 1972, o pastor Márcio Valadão assumiu a presidência. Em 1970, devido à sua proximidade com o movimento carismático, a igreja foi expulsa da Convenção Batista Brasileira, mas aderiu à Convenção Batista Nacional.

Em 11 de dezembro de 2022 aos 75 anos de idade o pastor Márcio renuncia a presidência da igreja passando-a para o então pastor da Lagoinha Orlando, André Valadão.

A igreja se tornou conhecida graças à banda gospel Diante do Trono, criada em 1997 sob liderança de Ana Paula. O primeiro álbum do grupo foi gravado em 1988. Graças a ele, surgiu o ministério de louvor Diante do Trono, que se tornou um dos maiores ministérios de louvor da América Latina, contribuindo para o reconhecimento da Igreja da Lagoinha.

Virada

A Semana da Virada, que está sendo anunciada no perfil Novos Começos Niterói, será realizado de 9 a 15 de dezembro. Contará com a participação de várias lideranças  da mesma linha religiosa. Além de Silas Malafaia, contará com a presença da bispa Sônia Hernandes. Ela já foi apontada pela Revista Forbes como a quinta pastora mais rica do Brasil. Em 2007, ela e o marido foram presos pelo FBI, em Miami (EUA). Lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e estelionato foram alguns dos crimes a eles imputados à época, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Em 2012, o casal foi inocentado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

COMPARTILHE