COMPARTILHE
A poucos dias do início do carnaval, as vitrines exibem o clima de festa que predomina nesse período do ano. A empolgação para uma das festas mais aclamadas do país é ainda maior após uma demanda represada provocada pelos dois anos longe da folia devido à pandemia da Covid-19.
Nas lojas, é nítido que o consumidor tende a adotar um comportamento diferente do que se vê nas festas de fim de ano como no Natal. Seja para bailes infantis ou para blocos de carnaval, o fato é que os estabelecimentos estão mais movimentados do que o habitual e o consumidor tem sido mais organizado com suas compras, se antecipando.
Leia mais: Banda do Ingá comemora 50 anos e abre o Carnaval em Niterói no próximo domingo (12)
O A Seguir fez uma ronda pela principal rua de comércio da cidade. E já há lojas que estão no limite do estoque, com a última reposição das fantasias devido à procura acima do esperado. É o caso da “Barulho”, tradicional loja de vestuário infantil localizada na galeria 165, na Rua Paulo Gustavo, em Icaraí.
– Tivemos muitas reposições, mas agora estamos trabalhando apenas com as fantasias que estão expostas. As pessoas têm vindo comprar com muita antecedência neste ano. Temos tido muita procura pela mulher maravilha, a baianinha. A abelhinha também sai muito e tem a palhacinha (essa para crianças menores). As fantasias de super herói também são bem requisitadas – destacou uma vendedora.
A “Lookinho Boutique”, também voltada para o vestuário infantil, já adota uma estratégia diferente. Na loja, que fica localizada no Center Icaraí, há poucas variações de tamanhos e modelos das fantasias. Isso porque o pedido feito online é tão grande que chegam poucas peças na loja física.
As poucas fantasias que estavam expostas no vestuário eram a abóbora do Halloween, a palhacinha, a wandinha – febre da série da Netflix – e a frozen. Ainda nesta semana, está previsto chegar a pipoquinha, muito requisitada pelos clientes que já conhecem a loja.
– A pipoquinha é uma graça, mas não aconselho as mães a comprarem essa para seus filhos pequenos. Ela contém pedaços de isopor e isso pode ser perigoso para as crianças pequenas porque elas podem colocar na boca. Algumas fantasias, como a Wandinha e a palhacinha, nós vendemos várias unidades antes mesmo de chegar na loja. O pessoal está engajado dessa vez – diz a vendedora, otimista com as vendas.
Na “Jacarandá“, localizada no segundo piso do Shopping Icaraí, a reposição é feita em intervalos curtos de tempo. Inclusive, ao chegar na loja, uma vendedora estava na missão de colocar um amontoado de fantasias infantis nos cabides.
Para deixar o consumidor mais à vontade e menos restrito às fantasias já montadas, a loja oferece a opção de comprar peças variadas e criar seu próprio look carnavalesco. Até o carnaval não há previsão de reposição de peças.
– São peças lúdicas: uma calda, uma asa, um kit pirata (tapa olho, colete), chifre de unicórnio, arquinho. A que mais tem saído é a fadinha, mas o kit pirata também é sucesso porque ele é unissex – comentou a vendedora.
A Inventando Moda possui cinco unidades em Niterói. O A Seguir esteve na unidade do Trade Center, em Icaraí, e semelhante a outras lojas, o estoque tem acabado rápido com a alta procura. Na vitrine estavam expostas fantasias mais tradicionais, como o super mario, pirata e sereia, entre outras mais sazonais, como a frozen.
– Como não teve carnaval no ano passado, o pessoal está muito animado. Os pais têm vindo muito com as crianças e está um clima bem legal, de movimento acima do esperado. Até estranhamos porque os bailes não são por agora, mas o pessoal se antecipou dessa vez – afirmou a vendedora, que mal teve tempo de conceder a entrevista devido ao alto movimento da loja perto da hora do almoço.
Logo ao lado, na “El Shadai bijouterias”, na entrada já era possível encontrar glíter, purpurina, meia arrastão, brincos espalhafatosos, saias típicas de carnaval com muito brilho e lantejoulas, além de arcos dos mais variados tipos e texturas: de gatinho, arco íris, coroa, conchas, unicórnio, entre outros.
– Temos tido muita saída da saia preta com glíter, porque é algo neutro, não prende e dá para brincar e combinar melhor com uma peça de cima mais temática. As pessoas preferem comprar as saias e depois pensar nos acessórios. E geralmente, nessas horas que entram as referências da internet. Também tem as saias de unicórnio, claro. Acessórios como os brinquinhos, arcos, florzinhas e doleiras também saem bastante – conclui a vendedora.
COMPARTILHE