Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

O ‘marketing do terror’ será tema de debate no bar Tio Cotó em Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Segurança pública será o tema de abertura do Pint of Science, em Niterói. O evento será realizado, desta segunda-feira (22), até quarta (24)
segurança
Debate vai abordar questões como a manipulação do medo, na sociedade. Foto: Divulgação

Segurança pública será o tema de abertura do festival Pint of Science, em Niterói. O evento, que leva a ciência para ser discutida em bares, será realizado, desta segunda-feira (22), até quarta (24), simultaneamente, em 123 cidades do Brasil e em outros 25 países.

Leia mais: Boletim InfoGripe aponta tendência de alta para internações infantis por SRAG

A mesa “(In) Segurança como Projeto de Poder” terá como palco o bar Tio Cotó, em São Domingos, a partir das 19h30. Coordena o debate Jacqueline Muniz, professora adjunta do Departamento de Segurança Pública e do Mestrado de Justiça e Segurança Pública (DSP), do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (IAC) da Universidade Federal Fluminense.

– Os discursos midiáticos e seus efeitos na ‘fake guerra’ contra o crime ganharam uma dimensão de elevada visibilidade em função dos principais meios de comunicação que manipulam o medo por meio da desinformação. Esse ‘marketing do terror’ é constitutivo de um projeto de poder excludente, que nega o reconhecimento de direitos.- observa  o professor de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Pedro Paulo Soares, organizador do evento em Niterói.

Na discussão do tema estarão a pesquisadora Fátima Cecchetto (FIOCRUZ) e o professor Sandro Cozza Sayão (coordenador do Programa Virtus/UFPE).

Fátima possui doutorado em Saúde Coletiva (2002) e mestrado em Ciências Sociais pela UERJ (1997). É autora do livro ” Violência e Estilos de Masculinidade”. Desenvolve pesquisas na área de Antropologia e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidade, juventude, masculinidade e violência.

Sandro atua no programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco, onde coordena o Programa VIRTUS: Defesa Social, Segurança Pública e Direitos Humanos da UFPE. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança Pública, Defesa Social, Filosofia Contemporânea, Ética, Ética da alteridade e Direitos Humanos.

Confira a programação completa do evento, em Niterói, aqui

COMPARTILHE