COMPARTILHE
Os moradores mais antigos de Niterói se habituaram a se referir ao Centro da cidade, como “as barcas”. Costumava-se dizer “vou às barcas”, ao invés de “vou ao Centro”. Na verdade, a região “das barcas” indica, mais especificamente, a orla do Centro, da estação da Praça Arariboia, de um lado em direção a São Domingos, e, de outro, em direção ao mercado de peixe e à Ponta da Areia. Pois é exatamente este pedaço da cidade que começa a ganhar uma nova paisagem, com as obras urbanísticas que começaram a ser entregues nesta segunda-feira (11).
A primeira parte das obras previstas para a região foi a entrega do Parque Poliesportivo da Concha Acústica. Nesse primeiro momento, já estão prontos o campo de futebol com grama sintética, quadra poliesportiva, quadras de tênis e vôlei de praia. O investimento total das obras é de R$ 97,6 milhões. O objetivo é desenvolver atividades esportivas, educacionais, de lazer e inclusão social.
Segundo o Prefeito Axel Grael, o esporte cria oportunidades para o desenvolvimento dos jovens:
– Temos atuado de forma a levar a cada uma das regiões um equipamento esportivo e o importante é que, em cada um desses lugares, a gente vai ter uma equipe trabalhando para atrair a juventude e a criançada para se iniciarem em atividades esportivas. Niterói tem tradição no esporte e vários atletas que já representaram o Brasil em competições. A prefeitura está fazendo esse papel de estimular o esporte como uma forma saudável de vida, como uma forma de socialização, mas também como uma oportunidade de fazer carreira. Acredito muito no esporte e na cultura como formas de abrir oportunidades, de promover a ascensão social, fazer com que as pessoas possam, a partir do esforço delas, construir um futuro melhor -, disse Axel.
Nesse primeiro momento, foram entregues o campo de futebol com grama sintética e as quadras de vôlei de praia, tênis e poliesportiva, além de arquibancadas, vestiários, academia para a terceira idade e parte da pista de caminhada. Os equipamentos têm padrão internacional e serão 100% acessíveis. A próxima etapa inclui a construção de um ginásio com capacidade para mais de 2 mil pessoas e a reforma do antigo palco, permitindo que o local continue apto a receber shows e eventos.
O Parque Poliesportivo da Concha Acústica vai funcionar todos os dias, das 7h às 18h. Serão oferecidas atividades de futebol, futevôlei, Altinha, Voleibol, Basquete, Tênis de Praia, Treino Funcional e Tênis de Quadra. O espaço será aberto para toda a comunidade, com foco em crianças e adolescentes. O equipamento será gerido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer que vai divulgar quando as inscrições estiverem disponíveis. Acompanhe pelas redes sociais da Prefeitura (@niteroipref) e da Secretaria (@esporteelazerniteroi).
A Prefeitura de Niterói entregou também a duplicação da Rua General Osório, no Centro. A via recebeu mão inglesa, ciclovia e fiação subterrânea. A partir de quarta-feira (13), a antiga rua de acesso ao Ingá, ao lado do Complexo Poliesportivo da Concha Acústica, será fechada definitivamente. A mudança faz parte das obras de revitalização do Centro. O projeto, que está a cargo da Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade, vai requalificar o bairro, mudar a paisagem e o fluxo da área central da cidade. A NitTrans estará com operadores ajudando no ordenamento do trânsito.
De acordo com o prefeito de Niterói, Axel Grael, “a rua viabiliza a retomada da obra da arena que vai fazer parte do Complexo Poliesportivo de Niterói.” A obra já começou a fazer a obra, mas é precisa fechar aquela a via que existe ali no meio. O posto de gasolina já foi fechado e, na quarta-feira, o fechamento da rua libera o terreno para a continuação da obra.
Os veículos que vem do Centro, pela Visconde do Rio Branco, para pegar as ruas Hernani Pires de Mello (direção ao Ingá) ou a Guilherme Briggs (direção ao Plaza), deverão continuar em frente por mais alguns metros e virar na Rua General Osório (em frente à antiga sede da Enel).
COMPARTILHE