COMPARTILHE
A vitória da Viradouro foi uma espécie de fechamento de ouro para os dias perfeitos de folia na cidade.
Até a quarta de cinzas chegou na quinta, com a chuva prometida para ontem mas que só caiu hoje, nossa quinta de cinzas real. Viva São Pedro, que deve ter torcido muito pela Viradouro e nos deu uma quarta sem chuvas, colorida pela explosão de alegria na quadra do Barreto ( transmitida para o país inteiro) e celebração, em todos os cantos da cidade, após o anúncio da vitória da nossa tricampeã.
O movimento na praia. Fotos: Simone Sanches
Foi mesmo um carnaval especial. Sol todos os dias, vento favorável, praias limpas, nem cheias, nem vazias, e águas com temperatura das praias do Nordeste. E, de quebra, bandeiras verdes na areia, que anunciavam baixo risco. Raro de ver. Todos dentro d’agua, sem medo das socas e sem usar baldinhos para afastar o calor. Engarrafamentos? Ninguém enfrentou. No máximo, retenções curtas, nas entradas de Camboinhas e Itacoatiara.
Quem trocou as praias pelos blocos ou partiu para o Rio atrás deles no pós-praia também ficou feliz. Barcas funcionaram bem, com escalas de 20 minutos nos picos, sem atrasos, levando e trazendo os niteroienses que cantavam e dançavam na embarcação. Só alegria! A melhor travessia foi no domingo, para quem acordou bem cedo e conseguiu embarcar com a Orquestra Sinfônica , que seguia para a concentração na Praça XV.
Nos coretos da cidade e na Nóbrega, nosso point mais famoso de carnaval de rua, palcos cheios de atrações, sem incidentes ou brigas. A Leandro Motta lotada e o público tomando a Avenida Sete. Idem nos clubes da cidade que promoveram bailes.
Restaurantes (finalmente, a maioria vem abrindo, ao contrário de anos atrás) com opções variadas nos cardápios e funcionando até bem tarde. No Seu Antonio, mesa quase na hora da chegada (agradecemos aos blocos): trinta minutos de fila, no máximo, nos horários de pico todos os dias. Tava muuuuito favorável!
Quem optou por um carnaval mais calmo e preferiu descansar e pegar um cineminha, também fez um bom programa. Filmes ótimos em cartaz – Oscar a caminho! – , cinemas mais vazios e cidade sem trânsito, como sempre acontece no Carnaval de Niterói. Já dava para comemorar muito no fim da terça-feira, mas a quarta, que não chegou cinza , trouxe a maior felicidade desses nossos dias de Carnaval. Viradouro campeã de 2024, tricampeã no Sambódromo, depois de um desfile sensacional.
Alafiá, a palavra de origem yorubá que a Viradouro levou no refrão de seu samba para a Avenida, evoca “paz”, “tranquilidade “, “felicidade “, “bem-estar”. Também foi a melhor tradução do Carnaval na cidade.
COMPARTILHE