COMPARTILHE
O paraibano Chico César e o pernambucano Geraldo Azevedo trouxeram um pedacinho do cancioneiro nordestino para Niterói nesta sexta-feira (11), durante show em homenagem aos 449 anos da cidade. Juntos, uniram ritmos como frevo, forró, xote, maracatu, tropicália, MPB e baião em um show que durou aproximadamente uma hora e meia.
A dupla se apresentou para um público que deu pouco importância à forte chuva, se protegeu com o que tinha, como guarda-chuvas e guarda-sóis, e lotou todo o espaço da antiga Praça do Toboágua, em Piratininga. Esse trabalho em conjunto começou em 2019, foi interrompido pela pandemia do Coronavírus e voltou a circular pelo Brasil no final do ano passado.
Leia mais: Diogo Nogueira se apresenta em Piratininga neste sábado (12)
O espetáculo começou por volta das 22h. Logo de cara, um dos maiores sucessos de Geraldo Azevedo entrou em cena para cativar a multidão: “Taxi Lunar”, uma composição sua em parceria com Alceu Valença e Zé Ramalho. Na sequência, a dupla cantou “Mama Africa”, composição de Chico César em referência ao papel da mulher no mercado de trabalho.
Outros sucessos como “Pedrada”, “À primeira Vista”, “Dia Branco”, “Deus me Proteja”, “Moça Bonita”, “Onde Estará o Meu Amor”, “Bicho de 7 Cabeças”, “Quando Fevereiro Chegar”, “Palavra Mágica”, “Da Taça”, “Estado de Poesia”, “Sabor Colorido” e “Pedra de Responsa”, por exemplo, também estavam na setlist.
Além das canções autorais, Chico César e Geraldo Azevedo interpretaram canções de outros artistas, como Geraldo Vandré, em “Para não Dizer que não Falei das Flores”, que retrata a luta dos brasileiros contra a ditadura militar (1964-1985).
A música acabou tornando-se um hino de resistência do movimento civil e estudantil no país e foi censurada, em 1979, pelos militares. Ao longo da interpretação, muitas pessoas se abraçaram e fizeram coro em apoio ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conterrâneo de Geraldo Azevedo.
E para não dizer que não falaram de amor, os artistas também homenagearam o carioca Milton Nascimento, em “Paula e Bebeto”. Juntos, ainda fizeram uma homenagem à Gal Costa e Rolando Boldrin, mortos na quarta-feira, aos 77 e 86 anos, respectivamente, ao dedicarem a música “Pensar em Você”, de Chico, para os artistas.
No fim, após uma breve despedida, os fãs presentes – e encharcados de chuva – fizeram seu papel ao pedirem bis. Pedido aceito: Geraldo Azevedo e Chico César cantaram “Dona da Minha Cabeça” antes de deixarem o palco pela última vez.
COMPARTILHE