23 de março

Niterói por niterói

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Publicado

‘Nova’ Maternidade Alzira Reis está mais perto de sair do papel

COMPARTILHE

Prefeitura conclui processo de licitação, prometido desde 2018 e suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado
Imagem de perspectiva da Maternidade Alzira Reis. Foto- Divulgação:Emusa
Imagem de perspectiva da Maternidade Alzira Reis. Foto: Divulgação/Emusa

Depois de três longos anos de espera desde o anúncio, a remodelação da Maternidade Alzira Reis está mais perto de se tornar realidade. A Prefeitura de Niterói publicou no Diário Oficial a conclusão do processo de uma licitação que chegou a ser suspensa em 2019 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas que foi homologada depois de uma série de ajustes impostos pelo órgão.

O valor global do projeto ficou em R$ 17.280.838,16, e as obras terão duração prevista de 12 meses. A reforma será executada pelo Consórcio Novas Maternidades, formado pelas empresas FTJ Engenharia LTDA, AP Brasil Construções e Serviços, Simbra Distribuidora e Reformas LTDA.

A Prefeitura, no entanto, ainda não publicou a ordem de início do projeto e nem informou quando as intervenções devem, enfim, começar. O A Seguir: Niterói também perguntou se a maternidade ficará fechada – total ou parcialmente – durante as obras e o que acontecerá com as pacientes durante esse período, mas não obteve resposta.

Unidade de referência

Localizada na Av. Carlos Ermelindo Marins, em Charitas, a Maternidade Alzira Reis é uma unidade municipal e referência em tratamento humanizado. O projeto de reforma prevê a remodelação completa do espaço, com ampliação do número de leitos e a implantação de uma Unidade de Cuidados Intermediários para os recém-nascidos.

O projeto também inclui a completa substituição da infraestrutura, com redimensionamento de instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias; inclusão de sistemas de ar condicionado em toda a edificação, atendimento por grupo-gerador para fornecimento de energia, sistema de controle por câmeras de segurança e implantação de rede, integrando todos os serviços através de sistema de informação.

Perspectiva da Maternidade Alzira Reis reformada. Foto: Divulgação/Emusa
Projeto da UTI neonatal da Alzira Reis. Foto: Divulgação/Emusa
Nova recepção da maternidade. Foto: Divulgação/Emusa
Maternidade Alzira Reis fica em Charitas. Foto: Google Street View

COMPARTILHE