Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

‘Nova’ Maternidade Alzira Reis está mais perto de sair do papel

COMPARTILHE

Prefeitura conclui processo de licitação, prometido desde 2018 e suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado
Imagem de perspectiva da Maternidade Alzira Reis. Foto- Divulgação:Emusa
Imagem de perspectiva da Maternidade Alzira Reis. Foto: Divulgação/Emusa

Depois de três longos anos de espera desde o anúncio, a remodelação da Maternidade Alzira Reis está mais perto de se tornar realidade. A Prefeitura de Niterói publicou no Diário Oficial a conclusão do processo de uma licitação que chegou a ser suspensa em 2019 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas que foi homologada depois de uma série de ajustes impostos pelo órgão.

O valor global do projeto ficou em R$ 17.280.838,16, e as obras terão duração prevista de 12 meses. A reforma será executada pelo Consórcio Novas Maternidades, formado pelas empresas FTJ Engenharia LTDA, AP Brasil Construções e Serviços, Simbra Distribuidora e Reformas LTDA.

A Prefeitura, no entanto, ainda não publicou a ordem de início do projeto e nem informou quando as intervenções devem, enfim, começar. O A Seguir: Niterói também perguntou se a maternidade ficará fechada – total ou parcialmente – durante as obras e o que acontecerá com as pacientes durante esse período, mas não obteve resposta.

Unidade de referência

Localizada na Av. Carlos Ermelindo Marins, em Charitas, a Maternidade Alzira Reis é uma unidade municipal e referência em tratamento humanizado. O projeto de reforma prevê a remodelação completa do espaço, com ampliação do número de leitos e a implantação de uma Unidade de Cuidados Intermediários para os recém-nascidos.

O projeto também inclui a completa substituição da infraestrutura, com redimensionamento de instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias; inclusão de sistemas de ar condicionado em toda a edificação, atendimento por grupo-gerador para fornecimento de energia, sistema de controle por câmeras de segurança e implantação de rede, integrando todos os serviços através de sistema de informação.

Perspectiva da Maternidade Alzira Reis reformada. Foto: Divulgação/Emusa
Projeto da UTI neonatal da Alzira Reis. Foto: Divulgação/Emusa
Nova recepção da maternidade. Foto: Divulgação/Emusa
Maternidade Alzira Reis fica em Charitas. Foto: Google Street View

COMPARTILHE