Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

No Rio, Lula inaugura IMPA Tech

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

À tarde, presidente Lula segue para Niterói onde participa da cerimônia de anúncio do início das obras de dragagem do Canal de São Lourenço
lula fala no impatec
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia junto com a primeira-dama Janja Lula da Silva. Foto: reprodução

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, já está no Rio de Janeiro. Nesta manhã de terça-feira (2), ele participou da inauguração do IMPA Tech – unidade do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, que integra a estrutura do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A cerimônia, na zona portuária da cidade, marcou também o início das aulas da primeira turma do curso de Bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação.

À tarde, o presidente Lula segue para Niterói onde participa da cerimônia de anúncio do início das obras de dragagem do Canal de São Lourenço. Objetivo da iniciativa é ampliar o acesso de embarcações ao Complexo Industrial e Portuário do município. Com a obra, trecho da Baía de Guanabara entre a Ilha de Conceição e a Ponte Rio-Niterói vai aumentar de 7 para 11 metros de profundidade.

– Nós estamos marcando um gol de bicicleta inaugurando esse Instituto de Matemática Pura e Aplicada. O mundo não precisa de mentiras. O mundo não precisa de bandido. O mundo precisa de educação – afirmou Lula ao final do seu discurso, no encerramento do evento.

Leia mais: Lagoa de Itaipu terá praia artificial, canal para barcos e área de lazer

Gratuito e inovador, o IMPA Tech pretende capacitar os estudantes com uma formação teórica e prática sólida em matemática da tecnologia e inovação para ter sucesso no mercado de trabalho. Localizado estrategicamente no Porto Maravalley, hub de inovação da cidade, e instalado em uma sede reformada pela prefeitura do Rio, os alunos estudarão em um ambiente cercado de startups e empresas de tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento de novas tecnologias.

O Impa Tec fica no Porto Maravalley, hub de inovação da cidade, na zona portuária do Rio. Foto: reprodução

Com recursos do governo federal, a graduação contará com investimentos de R$ 18,7 milhões, no primeiro ano. Para atrair alunos de todo o país, o IMPA Tech oferece alojamento estudantil para os maiores de 18 anos, graças à parceria com a Prefeitura do Rio, e apoio financeiro.

Com quatro anos de duração, o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação  começa com um ciclo básico de um ano e meio. Em seguida, os alunos escolhem entre quatro ênfases: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física.

COMPARTILHE