COMPARTILHE
O número é oficial e aparece no boletim da Secretaria estadual de Saúde no último dia de 2021. Niterói registrou 58.209 casos de Covid desde o início da pandemia em 2020. O número representa 11,33% da população da cidade. Epidemiologistas, no entanto, advertem que o número real pode ser duas ou três vezes maior, diante das falhas no modelo de testagem ao longo da pandemia. O painel da Covid registra 2.601 mortes na cidade.
A melhor notícia da Saúde, nesta virada de ano, foi o alto índice de vacinação na cidade: 97,3% da população adulta, com as duas doses da vacina. E 80,2% da população total. Uma das maiores taxas do país. Significa que a população respondeu ao chamado da vacinação e a cidade soube disponibilizar as vacinas. O resultado, é que a taxa de ocupação dos leitos e UTIs reservados para doentes nunca foi tão baixa, desde a escalada da doença. Dez por cento dos leitos estão ocupados e apenas n2,4% das vagas de UTI – o que representa um total de onze pessoas, apenas três em situação de risco.
2022 começa, no entanto, com o desafio de enfrentar a Ômicron, a variante da África do Sul que apresenta taxas muito fortes de contaminação, num momento em que todo o esquema de testagem foi praticamente desmontado. O Brasil não realiza testagens aleatórias, mas apenas quando aparecem sintomas da doença. Desta forma, os números só começam a aparecer quando os hospitais começam a registrar o aumento de internações.
COMPARTILHE