Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói vai retomar aulas presenciais no Ensino Médio dia 21 de setembro

COMPARTILHE

Retorno da Educação Infantil deve ficar para 2021, diz o Prefeito Rodrigo Neves
educação 3
Alunos do Ensino Médio já poderão voltar às escolas na segunda-feira, 21

As escolas de Niterói estão autorizadas a retomarem as aulas presenciais para alunos do Ensino Médio a partir desta próxima segunda-feira, dia 21 de setembro, anunciou o Prefeito Rodrigo Neves em pronunciamento na noite desta quinta-feira (17). As aulas presenciais em todos os segmentos estão suspensas na cidade há seis meses, desde 16 de março.

Especialista: Para infectologista Alberto Chebabo, aulas precisam voltar, mesmo que outros setores voltem a fechar

O Prefeito afirmou que essa liberação estava prevista para acontecer apenas quando Niterói passasse do Amarelo nível 2 para o Amarelo nível 1 na aferição da situação da epidemia de Covid-19 na cidade, mas que Niterói cumpriu todos os protocolos de segurança. Segundo ele, é “inaceitável discutir retomada de bares e restaurantes e não discutir com seriedade o respeito às normas de segurança e a retomada da educação”.

– A regulação do Ensino Médio cabe ao Estado, mas Niterói tem se destacado por ter protocolos, o melhor plano de retomada das atividades de educação – disse Rodrigo Neves, afirmando que a volta do Ensino Médio será um projeto piloto para as escolas que quiserem retornar a partir do próximo dia 21.

As unidades educacionais que retornarem com o ensino presencial, porém, ficam obrigadas a manterem as aulas remotas, on-line, para as famílias que ainda não se sentirem seguras para mandar seus adolescentes de volta aos colégios, disse o Prefeito. Ele afirmou que tem uma filha de 16 anos e que vai enviá-la de volta à escola na segunda-feira.

O Prefeito afirmou ainda que, devido às dificuldades naturais de cumprirem regras como distanciamento e uso de máscaras, as crianças da Educação Infantil muito provavelmente só poderão retornar às escolas no ano que vem em Niterói.

Leia mais: Vacina para a Covid-19, só em maio ou junho de 2021, aleta especialista

Segundo ele, assim como foi obrigatório para agências bancárias no auge da pandemia de Covid, também as escolas que retomarem as atividades terão de manter funcionários cuidando de evitar que alunos façam aglomeração e respeitem os protocolos sanitários.

Rodrigo Neves tomou a decisão apesar do parecer contrário do Comitê Científico, formado por especialistas da UFF, UFRJ e da Fiocruz, que aconselhou a Prefeitura a esperar um maior controle da Covid. Para justificar a decisão, o Prefeito citou um artigo da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro defendendo a volta às aulas.

O Prefeito disse ainda que, 20 dias após a retomada, fará um controle rigoroso sobre contaminação na faixa etária do Ensino Médio e de novos casos no conjunto da população de Niterói. E que, se houver qualquer indício de descontrole da pandemia, não hesitará em recuar da liberação das aulas presenciais para o Ensino Médio.

COMPARTILHE