Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói vai fiscalizar filas nos postos para evitar fraude da ‘revacinação’

COMPARTILHE

Objetivo é impedir que pessoas tentem burlar o sistema de imunização tomando a 1ª dose de mais de um imunizante
niterói-vai-fiscalizar-fila-nos-postos-para-evitar-a-revacinação
Filas de vacinação serão fiscalizadas em Niterói. Silvia Fonseca

A Prefeitura de Niterói vai implementar um esquema de fiscalização das filas dos postos para evitar a chamada “revacinação”. A intenção é impedir que pessoas consigam tomar a 1ª dose de mais de um imunizante, o que constitui fraude, com possibilidade de responsabilização criminal e cível.

Por orientação do Ministério Público, que identificou a burla na vacinação em outras cidades, Niterói vai criar um fluxo de triagem nas filas. Funcionários da Prefeitura farão consulta ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) para garantir que não haja duplicidade.

— Pra defender o bom uso de um recurso tão decisivo hoje para a defesa da vida e a proteção da cidade, que é a vacina, a gente vai garantir a fiscalização e agir com o rigor necessário caso identifique qualquer tipo de burla a essa regra — afirmou o Secretário Municipal de Saúde Rodrigo Oliveira.

Ainda segundo a Prefetura, até o momento não há nenhum caso registrado de revacinação na cidade:

“Se for identificado que alguma pessoa recebeu doses de mais de um tipo de vacina, o caso será investigado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica da Secretaria e notificado ao MP”, diz o comunicado da Prefeitura de Niterói.

COMPARTILHE