COMPARTILHE
O investimento é robusto: cerca de R$ 8,5 milhões. É o que está previsto para o projeto de Bicicleta Compartilhada em Niterói, que irá abranger 50 estações, sendo 46 para adultos e 4 infantis. No total serão 600 bicicletas. De acordo com a Prefeitura de Niterói, o edital será lançado até esta quinta-feira (21) e marca um avanço significativo na mobilidade urbana da cidade e tem como objetivo incentivar a prática do ciclismo na cidade.
Leia mais: Petróleo bota Niterói entre as cidades mais ricas do país
As estações estarão estrategicamente localizadas em um raio de 5 km do Centro de Niterói. Bairros como Icaraí, São Lourenço Barreto, Ingá, São Domingos, Gragoatá e Boa Viagem estão contemplados.
A previsão é que as propostas das empresas interessadas sejam recebidas 15 dias após o lançamento do edital. Pelo cronograma, as primeiras bicicletas compartilhadas estarão nas ruas em março. A implementação será gradual, começando com 15 estações na primeira etapa e expansão para o restante até meados do ano.
Neste primeiro estágio, a Prefeitura assumirá os custos do serviço e irá oferecer viagens gratuitas de até 1 hora. Excedendo esse tempo, será aplicada uma multa proporcional.
Além disso, há planos de integração com empresas locais, que permitem a instalação de estações patrocinadas, expandindo a área de cobertura e reduzindo os custos municipais.
O sistema de compartilhamento tem como objetivo consolidar o uso das bicicletas em Niterói e possibilitar os deslocamentos esporádicos sem a necessidade de possuir uma bicicleta própria. A fase atual do planejamento cicloviário já contempla ciclovias em muitas vias principais.
Como vai funcionar
O uso das bicicletas será feito por um aplicativo exclusivo, onde será possível desbloquear as bicicletas. O edital prioriza a manutenção e a disponibilidade do sistema, assegurando que as bicicletas estejam em boas condições e disponíveis durante a maior parte do tempo de operação.
– Havia muito ceticismo quando a gente falava de fazer de Niterói uma cidade para a bicicleta. Hoje isso é uma realidade. A cidade está cada vez mais abraçando a causa da sustentabilidade e a implantação do serviço de bicicletas compartilhadas é mais uma uma ação neste sentido, garantido maior mobilidade para a população de forma ambientalmente limpa, além de ser um serviço com um viés social importante, porque será acessível a todos – afirma o prefeito Axel Grael.
COMPARTILHE