Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói terá passeio fotográfico para pacientes de saúde mental

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Objetivo é estimular os pacientes, com o suporte da fotografia, a capturarem suas experiências, paisagens e lugares, fortalecendo o seu conhecimento e autoestima
mariana pegas
A frente do projeto, a fotógrafa e educadora, Mariana Pêgas. Foto: Divulgação

Um projeto voltado para pacientes do programa de Saúde Mental de Niterói. Essa é a proposta do passeio fotográfico que será realizado na próxima quarta-feira, 15 de maio, às 10h,  no Quiosque Maloca Cultural (último quiosque antes do Catamarã de Charitas).

Leia mais: Por 15 meses, máquinas farão parte da paisagem do Canal de Itaipu

O objetivo é estimular os pacientes, com o suporte da fotografia, a capturarem suas experiências, paisagens e lugares, fortalecendo o seu conhecimento e autoestima. Parte da produção servirá para a confecção do livro “Geograficidade: Fotografia e Saúde Mental em Niterói“.

A frente do projeto, a fotógrafa e educadora, Mariana Pêgas, afirma que a fotografia pode ser uma ferramenta potente para expressar perspectivas únicas sobre a vida, a cidade e o autocuidado dos pacientes.

– Tendo como ideia central explorar a geografia da cidade de Niterói sob a perspectiva dos participantes, as fotografias mostrarão registros de como a cidade é recebida, vivida e imaginada por eles, pessoas que enfrentam diariamente os desafios da saúde mental. O que queremos é que essas pessoas se tornem autores e protagonistas de suas experiências – explica a coordenadora do projeto.

Próximos encontros

Ainda neste mês, está previsto um segundo passeio. Este, no dia 24 de maio, saindo da Sociedade Fluminense de Fotografia, tendo como referência o Centro de Niterói.

As fotografias podem ser feitas com o celular do próprio participante. Aos que não possuem aparelho, algumas câmeras serão compartilhadas durante o evento.

O mês de maio foi escolhido para a realização do projeto por ser conhecido como o mês da Luta Antimanicomial em homenagem a um encontro que aconteceu em 18 de maio de 1987 de grupos favoráveis a políticas antimanicomiais. Nesse encontro surgiu a proposta de reforma do sistema psiquiátrico brasileiro.

O projeto foi selecionado e financiado pela Chamada Pública de Fomentão, da Secretaria das Culturas de Niterói.

Serviço:

Passeio Fotográfico com pacientes do Programa de Saúde Mental de Niterói 

Data: 15 de maio, quarta-feira

Horário: 10h

Local: Ponto de encontro – Quiosque Maloca Cultural (último quiosque antes do Catamarã de Charitas)

Entrada franca

COMPARTILHE