COMPARTILHE
MAC, Fortaleza de Santa Cruz, Parque da Cidade são algumas das atrações turísticas mais conhecidas da cidade, os locais de maior visitação ao lado das praias. Mas a cidade está ganhando novas opções de passeio e entretenimeto, como o Parque da Orla de Piratininga e a trilha do Morro do Morcego.
Agora, a Prefeitura quer Mapear e atualizar o inventário turístico de Niterói. Essa é a proposta do Observatório do Turismo, projeto da Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), que começa a funcionar neste mês de janeiro no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Caminho Niemeyer. O objetivo é produzir dados que orientem tanto as decisões sobre políticas públicas quanto as de investimentos do setor privado.
Para o presidente da Neltur, André Bento, o Observatório do Turismo servirá como importante instrumento de desenvolvimento econômico e social:
– O turismo anualmente apresenta números relevantes para a economia de Niterói. A taxa de ocupação nos meios de hospedagem, ao longo de todo o ano, gira em torno de 70%. Os principais atrativos turísticos são o Museu de Arte Contemporânea (MAC), com uma média de 160 mil visitantes por ano; a Fortaleza de Santa Cruz, com 50 mil; e o Parque da Cidade, com cerca de 300 mil – afirma o presidente da Neltur.
André ainda acrescenta que o Mercado Municipal de Niterói, inaugurado em julho, também é visto hoje como um atrativo importante da cidade.
De acordo com a Prefeitura, apenas no primeiro mês de funcionamento, o Mercado Municipal recebeu 500 mil pessoas. Neste ano, o local também vai contar com um Centro de Atendimento ao Turista.
Segundo André, são atendidos cerca de 50 mil visitantes por ano nos Centros de Atendimento ao Turista.
Leia mais: Em ano eleitoral, Prefeitura de Niterói anuncia calendário de inaugurações em 2024
Ecoturismo
Em agosto, foi criado o Parque Natural Municipal do Morro do Morcego, em Jurujuba, junto à Baía de Guanabara. O local é frequentado por trilheiros e praticantes de esportes náuticos e tem grande potencial para ecoturismo.
Outro atrativo da cidade é o circuito de visita dos fortes. Já o tradicional Parque da Cidade passa atualmente por obra de reestruturação do jardim de acesso aos mirantes e recebe investimentos para a implantação das trilhas. A Trilha do Down Hill é considerada pelos praticantes da modalidade a melhor do Rio de Janeiro.
COMPARTILHE