Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói terá grande feira de negociação de dívidas ainda em outubro

Por Amanda Ares

COMPARTILHE

Iniciativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas integra o conjunto de estratégias para a recuperação do comércio na cidade
Foto- Amanda Ares
Foto: Amanda Ares

No evento Segurança Pública da Cidade, promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL-Niterói) nesta quinta-feira (14), comerciantes da cidade ouviram um discurso otimista do presidente da organização, Luiz Vieira. O aquecimento do setor a partir do Plano de Retomada Econômica de Niterói norteou o encontro. Na ocasião, foram anunciadas estratégias de incentivo ao consumo local e recuperação fiscal, como uma feira de renegociação de dívidas e o sorteio de R$30 mil em prêmios, já pensando em criar um ambiente favorável para as vendas de fim de ano. O encontrou contou com a participação do Secretário Municipal de Ordem Pública, Coronel Paulo Henrique, que falou sobre o apoio que vendo sendo planejado pela pasta ao comércio no Natal.

Desde o começo do evento, Luiz Vieira tentou estimular o otimismo entre os lojistas presentes, sem esquecer do motivo principal da desaceleração do comércio desde de março de 2020: a pandemia.

— Aqui não tem política. Aqui falamos sobre negócio, sobre desenvolvimento do empresariado, é isso que nós buscamos — disse Vieira. — O empresariado tem que acreditar, tem que buscar. Não adianta dizer “tá ruim, tá ruim”. Nós temos que procurar um meio: como melhorar?

Quita, Niterói

Uma das estratégias da CDL para “melhorar” a situação e incentivar o consumo é ampliar as oportunidades de quitação de dívidas. Para isso, a entidade prepara uma grande feira de negociação, que Luiz Vieira chamou de “Quita, Niterói”, a ser realizada ainda em outubro. Segundo o presidente da entidade, pessoas com dívidas em bancos, concessionárias e comércio em geral, poderá negociar os débitos. Dívidas com a Prefeitura também poderão ser parceladas:

– Com isso, a gente busca fazer com que essas pessoas consigam resolver seu problema de crédito, e ficarem aptas a voltar para o mercado de consumo.

O Quita, Niterói será realizado na sede da CDL, nos dias 25, 26 e 27, às 9h, em parceria com a Secretaria de Defesa do Consumidor.

Natal 2021

Na sequência, Vieira falou sobre o assunto mais esperado pelos lojistas: estratégias do comércio para o Natal 2021. Ele anunciou o Natal Premiado, realizado todos os anos pela CDL, e que terá três tipos de prêmios este ano: serão R$ 30 mil em dinheiro, além de outras vantagens. Tudo para incentivar o comécio local.

– Vamos ter um Papai Noel circulando as lojas, como nós sempre fizemos, fazendo a campanha [dos sorteios].

Segurança em pauta

O encontro na CDL girou em torno do tema segurança pública e teve como convidado o Secretário Municipal de Ordem Pública, coronel Paulo Henrique. Ele apresentou o gráfico dos roubos de rua nos últimos quatro anos, que apontam uma queda de ocorrências, de modo geral. O Secretário comentou, ainda, que os meses que são registradas altas são seguidos de queda, e que podem ocorrer variações devido ao que chamou de ‘sazonalidades’:

– Isso vem demonstrando a progressão do nosso trabalho. É o quadro que mostra se a política pública está funcionando.

Coronel Paulo Henrique (esq.) e Luiz Vieira. Foto: Reprodução

Paulo Henrique atribui a queda de crimes de rua ao sistema de vigilância, a ao auxílio da tecnologia para a Segurança Pública. Ele comentou a mudança da gestão do Segurança Presente (antigo Niterói Presente) e afirmou que, para o empreendedor e para o cidadão, não importa quem está no comando do programa, mas que os índices de criminalidade sejam reduzidos:

– Com a mudança, a gente teve um espaço pra poder afinar nossa atuação. A decisão é continuar investindo em segurança, revertendo os recursos que antes eram usados no Niterói Presentes em outros investimentos.

Mais viaturas e nomeação de mais guardas municipais

O Secretário destacou dois objetivos da Secretaria: implantar um policiamento extraordinário, medida discutida pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública, em setembro:

– Serão 12 equipes com dez viaturas cada uma, pagas pela Prefeitura, para fazer durante determinado período em determinados lugares, conforme for observado, uma intensificação de policiamento naquela região.

O Secretário afirmou que a primeira equipe começará a atuar ainda em outubro, e o planejamento será feito a partir de demandas pontuais, como a que estava acontecendo no Engenho do Mato.

Outra estratégia será a nomeação de quase 300 novos guardas municipais para coibir os furtos no comércio, assunto de especial interesse dos participantes da reunião. Ele diz que o projeto já foi estudado e orçado.

– Já está mapeado, já está no orçamento, e esse processo acontecerá dentro da decisão de continuar investindo para sanar o problema.

COMPARTILHE