Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói tem fim de semana cultural e festival Comida de Rua no Reserva; confira

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Entre os destaques, aula de ritbox gratuita no Caminho Niemeyer, festival gastronômico com circuito de moda e muita música e o espetáculo Cartas para Gonzaguinha, no Theatro Municipal
Caminho Niemeyer / Foto: Reprodução Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O fim de semana em Niterói será cultural. A cidade recebe diversas atrações para quem curte música, poesia, teatro e literatura. No sábado, o espetáculo “Cartas para Gonzaguinha” que revive o processo de composição de “O que é, o que é?” tomará conta dos palcos do Theatro Municipal. As apresentações começam nesta sexta (8), vão até domingo, e retomam no fim de semana que vem.

O projeto Arte na Rua voltou à cidade depois de um longo hiato e vem apresentando, desde março, os talentos musicais em diversos bairros. Vale conferir. Tem também uma aula gratuita de Ritbox no Caminho Niemeyer. O Ritbox reúne treino, dança e música para aqueles que querem se exercitar, definir e fortalecer a musculatura de forma descontraída e animada.

Leia mais: Teatro Popular Oscar Niemeyer completa 15 anos em Niterói

Vale conferir também programação do cinema Reserva Cultural está bem diversa, com filmes independentes, animações, indicados ao Oscar e blockbusters. E por falar em Reserva, o espaço abrigará neste fim de semana o festival Comida de Rua, que reúne diversos rótulos de cervejas artesanais, drinks especiais, o melhor da comida de rua e muita música.

Confira abaixo:

  • Cartas para Gonzaguinha, no Theatro Municipal
Foto: Divulgação/Prefeitura

O musical “Cartas para Gonzaguinha” faz temporada no Theatro Municipal de Niterói, a partir desta sexta-feira (8). O espetáculo revive o processo de composição de “O que é, o que é?” e pergunta ao público: o que é a vida? O que é a vida? Gonzaguinha lançou essa enquete ao público na década de 80 – e com as respostas que recebeu de volta, compôs “O que é, o que é?”.

O musical “Cartas para Gonzaguinha” traz esse questionamento mais uma vez para o povo brasileiro e leva para a cena alguns dos incontáveis sucessos – como ‘O que é, o que é?’, ‘Sangrando’, ‘Explode coração’, ‘Eu apenas queria que você soubesse’, ‘Grito de alerta’, ‘Recado’, entre outras duas canções nunca lançadas pelo homenageado. São 18 atores e uma banda, onde uma das instrumentistas é Nanan Gonzaga, filha do cantor e neta de Luiz Gonzaga, que também assina pesquisa e assistência geral da montagem.

As apresentações começam nesta sexta (8) e seguem no sábado e domingo. As apresentações retomam na sexta que vem no mesmo esquema. Sextas, às 19h, sábados e domingos, às 18h. É necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto. Vendas pela Sympla e na bilheteria do teatro. É permitido o funcionamento do espaço com até 100% da capacidade de público mediante apresentação do esquema vacinal contra a Covid-19 em dia.

É facultativo o uso de máscaras pelo público durante a permanência nas dependências do teatro. Ficam mantidas as orientações de medidas de proteção à vida, tais como higienização das mãos e ventilação de ambientes.
  • Arte na Rua
Foto: Divulgação/ Prefeitura

O tradicional projeto musical Arte na Rua, que retornou presencialmente no mês de março deste ano, vem apresentando diversos artistas de Niterói em locais distintos: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (Campo de São Bento), Horto do Fonseca, Horto do Barreto e Rolerzão (Praia de Piratininga). A programação é gratuita e segue, nesta segunda etapa, durante os fins de semana, com os talentos musicais da cidade.

Neste sábado (9), o cantor, compositor e violonista, Marcos Lima se apresentará no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento, às 11h. No mesmo dia, às 16h, é a vez do cantor, compositor e baixista Renato Roquete se apresentar no Horto do Fonseca. Andre Jamaica se apresenta. No domingo é a vez do também cantor e compositor e pesquisador Andre Jamaica fazer show no Horto do Barreto, às 13h.

  • Rodas de novos poetas, na Sala Carlos Couto

A Sala Carlos Couto volta a apresentar o Projeto Rodas de Novos Poetas neste mês de abril. A primeira edição do ano será realizada na segunda, dia 11, às 19h, com as poetas Andreia Diniz, Fernanda Bortone, Joana Gonçalves, Joselene Negra Black, Lucilaine Reis e Renata Corrêa. A entrada gratuita e 40 senhas serão distribuídas meia hora antes da apresentação.

Todas as poetas que participarão do evento fazem parte do Coletivo de Mulheres Poetas de Niterói, que surge com pequenos gestos. Uma mulher que convida a outra, que reconhece na outra uma poeta, uma igual, com a mesma potência de dizer a palavra. E nasce com dois objetivos: buscar as vozes das mulheres caladas ou apagadas na História da Literatura Nacional – escritoras e poetas ancestrais –; e ser espaço de acolhimento, voz e luta para todas as mulheres.

Protocolos sanitários:

É necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto.

SERVIÇO

Rodas de Novos Poetas

Data: 11 de abril
Horário: 19h

Local: Sala Carlos Couto
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624

  • Aula de dança no Caminho Niemeyer
Foto: Divulgação/ Prefeitura

A aula de Ritbox promete agitar o domingo no Caminho Niemeyer, já que é um programa ritmado que reúne treino, dança e música. O ritbox é um tipo de treino feito no ritmo da música com o objetivo de ganho de massa, queima de gordura, definição muscular, força, fortalecimento e resistência. A atividade abrange diversas faixas etárias.

Essa é mais uma edição do Projeto Mulher em Movimento neste domingo (10) e será realizada, de forma gratuita, às 9h. A ação faz parte do eixo Saúde, Maternar e Bem-estar, que tem como objetivo promover atividades físicas. A ação é da Prefeitura de Niterói, por meio da  Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim).

  • Lançamento de livro infantil

Domingo é dia de lançamento do livro infantil “O olhar de Lucy” com contação de história no café de Helena Niterói, logo em baixo da livraria Ponte. Também está programado um sorteio de bonecas da Lucy. O lançamento será realizado às 10h30.  A Letícia Maia, autora do livro, irá autografar e bater um papo com o público presente. Uma ótima opção para quem está buscando um programa em família, com as crianças, no domingo pela manhã. Não é necessário se inscrever. E ainda para tomar um cafézinho durante o evento.

  • Festival Comida de Rua
Foto: Divulgação

O festival Comida de Rua, que tem como objetivo reunir diversas cervejas artesanais, drinks especiais, o melhor da comida de rua e muita música, já tem dia e local definidos: será no Reserva Cultural, em São Domingos, nos dias 8,9 e 10 de abril. O evento contará, ainda, com o Circuito de Moda de Niterói, que traz diversas marcas de moda e artesanato. Pets também são permitidos no festival.

A música acompanha as atividades ao logo do dia no evento, que será realizado das 12h às 22h. Sempre às 18h uma banda subirá ao palco montado especialmente para o festival. Na sexta-feira (8), Lara Zuzarte tocará os sucessos do sertanejo. No sábado (9), será a vez da Roda de Samba do Ivanzinho. E no domingo, (10), Flavio Farias traz um repertório recheado de pop rock nacional e internacional.

As crianças também terão muita diversão. Em todos os dias do festival haverá uma área kids. A entrada é gratuita, mas a Vibe Eventos, responsável pelo festival, recomenda que, se possível, os visitantes levem 1kg de alimento não perecível que será doado para uma instituição de caridade.

  • Agenda de filmes no Reserva
Reserva Cultural / Foto: Divulgação

De 07 a 13 de abril/22

  • Sala 1

SONIC 2 – O FILME – ESTREIA

(Sonic The Hedgehog 2)

EUA (2022) – 122 MIN.

Direção: Jelf Fowler

Horário: 14h (DUB) – 16h30 (DUB) – 19h (DUB) – 21h30 (LEG)

Sala 2

TRE PIANI – ESTREIA

(Tre Piani)

ITÁLIA/FRANÇA (2021) – 117 MIN.

Direção: Nanni Moretti

Horário: 15h30 – 18h – 20h30*exceto quarta-feira

ANIMAIS FANTÁSTICOS: Os Segredos de Dumbledore – PRÉ ESTREIA

(Fantastic Beasts: The Secrets Of Dumbledore)

EUA/REINOUNIDO (2022) –

Direção: David Yates

Horário: (LEG) 20h30*somente quarta-feira

Sala 3

BATMAN

(The Batman)

EUA (2022) – 175 MIN.

Direção: Matt Reeves

Horário: 14h

DRIVE MY CAR

(Doraibu mai kâ)

JAPÃO (2021) – 176 MIN.

Direção: Ryusuke Hamaguchi

Horário: 17h30

BELFAST

(Belfast)

REINO UNIDO (2021) – 98 MIN.

Direção: Kenneth Branagh

Horário: 21h

Sala 4

A MULHER DE UM ESPIÃO

(Supai no tsuma)

JAPÃO (2020) – 115 MIN.

Direção: Kiyoshi Kurosawa

Horário: 14h30

A PIOR PESSOA DO MUNDO

(Verdens verste menneske)

NORUEGA (2021) – 128 MIN.

Direção: Joachim Trier

Horário: 17h – 19h40

Sala 5

OS CARAS MALVADOS

(The Bad Guys)

EUA (2021) – 100 MIN.

Direção: Pierre Perifel

Horário: 14h30 (DUB.)

TARSILINHA

BRASIL (2021) – 93 MIN.

Direção: Célia Catunga, Kiko Mistrorigo

Horário: 16h40

NO RITMO DO CORAÇÃO

(Coda)

EUA/FRANÇA (2021) – 113 MIN.

Direção: Siân Heder

Horário: 18h40

O ALEMÃO 2

BRASIL (2017) – 110 MIN.

Direção: José Eduardo Belmonte

Horário: 21h10

COMPARTILHE