23 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói terá evento que resgata a tradição do choro e da música instrumental

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O projeto Sotaques do Choro chega ao Cine Arte UFF nesta quinta-feira (28) com o show do Duo Souza para uma apresentação inédita
WhatsApp Image 2024-02-27 at 14.43.26
Também será exibido o documentário musical “Plauto, um sopro musical”. Foto: Divulgação

O Cine Arte UFF terá música ao vivo na sala de cinema. O projeto Sotaques do Choro chega nesta quinta-feira (28) com o show do Duo Souza para uma apresentação inédita que abrange a diversidade cultural dos choros em todo o país.

Na sequência, será exibid0 o documentário musical “Plauto, um sopro musical” sobre Plauto Cruz, ilustre flautista brasileiro. O evento inicia às 19h, com ingressos a R$ 5, que podem ser adquiridos pela plataforma Sympla, pelo link.

Leia mais: Niterói Importação & Exportação Ltda

Tradição do choro e da música instrumental

Formado por Rogério Souza ao violão e Tiago Souza no bandolim, o Duo Souza carrega em seu DNA a tradição do choro e da música instrumental em Niterói.

O duo já acumula em seu currículo diversas turnês internacionais em países como França, Itália e principalmente pelos EUA, onde estiveram por três oportunidades com seu projeto “Choro universitário” onde a dupla ministra workshops com aulas e rodas de choros para os alunos das universidades.

Além das turnês, Rogério e Tiago são integrantes do lendário grupo “Nó em pingo d’água”, uma referência no cenário da música instrumental brasileira.

Leia também: Escola de Niterói é a primeira a ter selo “Racismo, aqui não”

O projeto

A ação percorre 20 cidades e visa criar um elo entre a música e o cinema, trazendo para a sala de exibição uma experiência única, valorizando os músicos e a cultura de cada região e contribuindo para o legado da história do Choro no país.a.

Lançado nas salas de cinema em 2023, “Plauto, um sopro musical”, apresenta a virtuosa trajetória de Plauto Cruz (1929 – 2017), uma das figuras mais renomadas do choro no Brasil. Mestre da flauta, iniciou a carreira na Era de Ouro do Rádio, acompanhando nomes como  Ângela Maria, Orlando Silva, Elis Regina, Lupicínio Rodrigues, Carlos Galhardo, Nelson Gonçalves e Sílvio Caldas.

Dirigido por Rodrigo Portela, roteiro de Márcio Schoenardie e produção de Carlos Peralta, o documentário da Guarujá Produções usa elementos de ficção e musical,  entrelaçando arquivos históricos com cenas ficcionais que reconstituem a notável jornada musical de mais de 40 discos gravados e 60 prêmios em festivais como flautista e compositor.

O projeto segue ocorre também em Aracaju e Recife no dia 29, e segue para Belo Horizonte no dia 2 de março, Pelotas no dia 12 e Maceió no dia 14. Novas praças e datas serão divulgadas em breve pelo site.

Sinopse do documentário

Os amantes da música terão a oportunidade exclusiva de presenciar performances ao vivo de um renomado grupo de choro local e após assistir ao documentário musical.

A sala de cinema será o palco para esse cenário vibrante, onde músicos talentosos entrelaçam clássicos do choro com composições locais, numa apresentação envolvente de 20 minutos.

A magia continua com a projeção do documentário musical “Plauto: Um Sopro Musical”, uma homenagem à vida e obra do virtuoso flautista Plauto Cruz.

Serviço:

Sotaques do Choro em Niterói

Show com Duo Souza + exibição do filme musical sobre o grande flautista Plauto Cruz

  • Data: Quinta-feira, 29 de fevereiro
  • Horário: 19h
  • Local: Cine Arte UFF – Rua Miguel de Frias, 9 Icaraí

Ingressos a R$ 5,00, à venda antecipadamente online –  Sujeito à lotação da sala

COMPARTILHE