Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Ney Matogrosso em São Francisco no domingo e outras atrações de Niterói

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A Seguir lista a programação da semana que ainda inclui apresentação de um coletivo de circo feminino e espetáculo infantil
ney-matogrosso_33132350438_o
Ney Matogrosso traz seu show “Bloco na Rua”, no domingo (11), na Praia de São Francisco. Foto: Divulgação

Jazz com vista para a Baía de Guanabara, show gratuito de um dos artistas mais consagrados da MPB na Praia de São Francisco, releitura do clássico Romeu e Julieta. E ainda um coletivo de circo formado por mulheres das mais diversas vertentes artísticas, sarau musical e uma nova opção de comida de boteco na cidade. São muitas as possibilidades de programas em Niterói neste fim de semana.

Dá para pensar em combinações, como emendar um sarau com um barzinho, ir para uma experiência musical e ecológica na Biblioteca Parque e assistir ao musical do Romeu e Julieta no Theatro Municipal, na sequência. E que tal conferir uma apresentação de circo e emendar com um show de uma banda de rock?

Confira a programação na íntegra abaixo:

  • Ney Matogrosso faz show gratuito
Show gratuito será apresentado no domingo (11), às 18h, na Praia de São Francisco. Foto: Divulgação

Ney Matogrosso é a próxima atração da série Circuito Quatro Estações da Música, de Niterói. Após a grande adesão do público para assistir a cantora Gal Gosta, Ney é o próximo convidado e fará show gratuito no domingo (11), às 18h, na Praia de São Francisco.

O setlist revela a diversidade do repertório: “Eu quero é botar meu bloco na rua” (Sergio Sampaio), de onde saiu o título da turnê, “A Maçã” (Raul Seixas), “Álcool (Bolero Filosófico)”, da trilha original do filme “Tatuagem” (DJ Dolores),“O Beco”, gravada por Ney nos final dos anos 80 (Herbert Vianna/Bi Ribeiro) e “Mulher Barriguda”, do primeiro álbum dos Secos e Molhados, de 1973 (Solano Trindade/João Ricardo), são algumas das músicas escolhidas por Ney.

No palco, a banda é a mesma que o acompanha nos últimos 5 anos: Sacha Amback (direção musical e teclados), Marcos Suzano e Felipe Roseno (percussão), Dunga (baixo), Mauricio Negão (guitarra), Aquiles Moraes (trompete) e Everson Moraes (trombone).

O evento terá um ponto de doação para a campanha Niterói Solidária, que arrecada alimentos e produtos de higiene e limpeza para ajudar famílias que estão em situação de vulnerabilidade.

  • Jazz e MPB no Olimpo
O saxofonista, clarinetista e arranjador Daniel Santos toca nesta sexta (9) a partir das 20h. Foto: Divulgação

Quem gosta de MPB e Jazz vale ficar atento a programação musical neste fim de semana no Restaurante Olimpo, em Charitas. Nesta sexta-feira (9), a partir das 20h, o músico Daniel Santos faz uma apresentação com repertório de sucessos. Saxofonista, clarinetista, compositor e arranjador uruguaio radicado no Brasil desde janeiro de 2008, o artista tem experiência de 17 anos em grandes bandas tocando clarinete e saxofone e passando pelos repertórios mais variados, desde música popular até música clássica.

Seu extenso currículo musical versa em diferentes estilos como o Jazz, Latin Jazz, Candombe, Salsa, Música Clássica, Rock, Soul, Reggae, Tango, MPB, Choro e Bossa Nova.

Já no sábado, dia 10 de setembro, a cantora Samy Monteiro apresenta um repertório variado de clássicos internacionais e da música popular brasileira. O show está previsto para 20h.

Projetado por Oscar Niemeyer e decorado pelo arquiteto francês Gilles Jacquard, o Olimpo fica em frente para a Baía de Guanabara. Em contato direto com o mar e a natureza, localizado na Estação Hidroviária de Charitas.

Serviço:
Restaurante Olimpo
Endereço: Av. Quintino Bocaiúva, s/nº – Estação Hidroviária de Charitas,
2º Piso – Charitas – RJ.
Tel: (21) 2711 0554/2711 5041/2705-7925.
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 00h, e domingo, das 12h às 18h.

  • Fim de tarde na Banca
Reduto de bares de Icaraí ganha nova opção. Foto: Reprodução/Instagram

Um bar deslocado vem chamando a atenção dos niteroienses. Com a premissa de chope gelado, comida de boteco e gente boa, o Boteco Da Banca fica localizado no ponto onde era o TT Burger no Jardim Icaraí.

O cardápio vasto inclui diversas opções de aperitivos clássicos de um boteco como sardinha, torresmo, pastel de carne com ovo, aipim frito com provolone, pão de olho, chips de batata e ainda há opção vegana, como o croquete veggie (feijão branco, salvia, limão siciliano e amendoim, acompanha molho gorgonzola e chutney de cebola).

O bar fica localizado na Rua Dr. Leandro Mota, 139, no Jardim Icaraí e funciona das 17h30 às 23h em dia de semana, no sábado das 12h às 2h, abrindo para o almoço e domingo das 12h às 23h. 

  • Musical Romeu e Julieta
Releitura do clássico Romeu e Julieta chega ao Theatro Municipal. Foto: Divulgação

A releitura inovadora da famosa história de amor shakespeariana, “Romeu e Julieta- como você nunca viu”, está de volta à cidade, após dois anos. Depois do grande sucesso da última apresentação, a peça será apresentada no Theatro Municipal de Niterói, no sábado (10) e domingo (11).

O espetáculo, contemplado no Edital Retomada Cultural2 da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, teve a sua origem na necessidade de dar um diferencial a esta obra. A peça é escrita pelo autor e diretor Anselmo Fernandes.

No total, são 14 atores masculinos, como acontecia no início dos tempos do teatro, dando vida aos personagens desta obra-prima do teatro mundial. A trilha sonora, as coreografias e a interpretação dos atores, tendo como plano de trabalho o estudo das ‘qualidades de movimento’ propostas por Rudolf Laban, compõem a cena.

Serviço:

Datas: 10 e 11 de setembro (sábado e domingo)
Horário: 19h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada gratuita

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de novembro, 35 – Centro – Niterói
Tel: 3628-6908

  • Sarau musical no Solar do Jambeiro
Banda niteroiense Prajna faz seu primeiro sarau musical neste sábado a partir das 14h. Foto: Divulgação

O Solar do Jambeiro recebe neste sábado, às 14h, o Sarau Prajna. Para a apresentação, a banda niteroiense Prajna convida o ‘Coletivo de Mulheres Poetas de Niterói’, para o seu primeiro Sarau Musical.

Na ocasião, será realizado, ainda, o lançamento presencial do seu primeiro livro: “Ventres”, uma antologia poética. Concebido, organizado e lançado de forma online em 2021. Agora, este livro-manifesto vai ser lançado também de modo presencial.

Sobre a Prajna

É uma banda autoral niteroiense de MPB, Pop e Rock, zen e politicamente engajada. Suas composições passeiam por questões do cotidiano, como alegrias, angústias, ansiedades, medos, desejos e realizações, nestes tempos corridos da contemporaneidade.

Serviço:
Data: Sábado, 10 de setembro
Horário: 14h
Classificação: Livre
Valor: Gratuito
Capacidade: 40 pessoas

Local: Salão Amarelo – Solar do Jambeiro – Rua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem

 

  • Experiência musical na Biblioteca Parque
Biblioteca Parque faz experiência musical com objetos reutilizados. Foto: Divulgação

A Biblioteca Parque de Niterói recebe, a partir de sábado, 10 de setembro, às 11h, a “Sonori EcoParque”, uma experiência criativa, musical e ecológica para todas as idades. A exposição conta com grandes instalações percussivas rítmicas e obras de arte interativas e estará aberta ao público a partir de 10 de setembro. Também estão previstas: oficinas de prática musical e jogos musicais criativos; apresentações musicais com explicações ecológicas, acústicas e criativas, sempre estimulando a participação do público.

O projeto conta com o incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio do Edital Retomada Cultural RJ2.

A experiência é vivenciada em um parque sonoro-musical com grandes instalações percussivas rítmicas e melódicas, que são obras de arte interativas feitas unicamente com sucatas e materiais alternativos, formando uma exposição-laboratório. Os objetos, inusitados, vão de panelas, bandejas a latas de vários tamanhos e materiais. Baldes e galões de plástico e metal, bujões, torre de computador, tubos e conexões PVC e de alumínio de diversos tipos também fazem parte da mostra. Os materiais foram reutilizados e adaptados por Kiko Menezes para a criação do “Sonori EcoParque”.

Nos eventos deste projeto, o público terá a oportunidade de vivenciar diferentes tipos de programação. A exposição é interativa e as pessoas podem visitar e experimentar, tocar e criar à vontade com todos os instrumentos do parque e, assim, descobrir de maneira educativa as sonoridades e a sua própria musicalidade.

O Sonori EcoParque é um projeto da empresa Sonori Experiências Musicais, que foi criado há mais de dez anos pelo designer de experiências de aprendizagem criativa musical, Kiko Menezes, que já atuou em quase todo o estado do Rio. Ele trabalhou para despertar a musicalidade de mais de quarenta mil pessoas de todas as idades, em conjunto com uma média de oitenta instituições.

Serviço:

Sonori EcoParque na Biblioteca Parque de Niterói
Data: de 10 a 24 de setembro de 2022
Horário: das terça a sexta, das 10h às 17h – sábado, das 10h às 16h
Classificação indicativa: livre
Atividade gratuita

Local: Biblioteca Parque de Niterói – Sala Multiuso: Praça da República, S/N – Centro, Niterói.

  • Circo e rock em Piratininga
Coletivo circense na programação do “Rolé das Artes”. Foto: Divulgação

Um coletivo de circo de Niterói composto por mulheres multiartistas fará uma apresentação gratuita neste domingo (11), a partir das 17h, na Praia de Piratininga. O bambu aparece como o principal objeto de pesquisa que unem as acrobacias em grupo às estéticas criadas com este aparelho natural. Essa é a premissa do grupo ‘Nave dy Pandora’, que se apresenta no projeto Rolé das Artes.

Em seguida, às 18h, sobe ao palco a banda Lazyrock. É formada por três músicos, André Geleia (bateria e vocal), Fabio Pinheiro (baixo) e Rafael Lazza (violão e vocal), que se encontraram no final de 2021 para fazer uma apresentação de última hora, em Niterói. A proposta do grupo é simples: Tocar um repertório diferenciado, com ênfase no cuidado dos arranjos e, acima de tudo, acrescentando um tom pessoal em cada canção.

Serviço
Rolé das Artes com Nave dy Pandora e Lazyrock
Data: Domingo, 11 de setembro de 2022
Horário: A partir das 17h
Entrada Gratuita

Praia de Piratininga – Av. Alm. Tamandaré, 25 – Piratininga.

  • Espetáculo infantil no Campo de São Bento
“Varandinha do Paschoal” chega a segunda semana de atrações com show de mágica de incentivo à literatura. Foto: Divulgação

A criançada tem programa garantido neste fim de semana. O “Varandinha do Paschoal” segue agitando o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento. E neste domingo, às 10h, “O mágico libertador de livros” trará show de mágica, humor, ilusionismo e uma ação de incentivo à leitura. O espetáculo começa antes mesmo do seu início, pois os livros são propositalmente perdidos pelo mágico.

As obras têm um pedido em comum: para que sejam lidas, todas ou mesmo uma parte, e que depois novamente sejam perdidos em algum local público para que outros também possam achar e ter a chance de desfrutar do prazer da leitura. E, assim, atuarem todos nesta “ação de libertação de livros”.

Serviço:

Data: 11 de setembro (domingo)

Horário: 10h

Classificação indicativa: livre
Duração: 50 min
Evento gratuito

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno: Rua Lopes Trovão, s/n – Campo de São Bento – Icaraí.

  • Grupo Negros e Vozes faz show no Horto do Barreto
Grupo Negros e Vozes apresenta repertório de músicas do folclore e canções no dialetos africanos, samba, pop e black music. Foto: Divulgação

Neste domingo (11), às 12h, no Horto do Barreto, o grupo Negros e Vozes sobe ao palco para uma apresentação inspirada nos ritmos de grupos como ‘Boyz II Men’, ‘Sampa Crew’ e ‘Take 6’. A apresentação faz parte do projeto “Rolé das Artes”, cujo objetivo é levar manifestações culturais das mais diversas vertentes para diferentes locais da cidade . Formado por Bira, Leandro, Anderson e Negro Dinho, o Negros e Vozes vem construindo uma carreira sólida com repertório que explora músicas do folclore e canções no dialetos africanos, negro spirituals, soul, samba, pop e black music.

Motivados pelo seriado do grupo Jackson Five, o grupo foi idealizado em 2000 por artistas oriundos de famílias pobres, da comunidade da Grota do Surucucu, em São Francisco, Niterói, que começaram a cantar em escolas, festas de rua, clubes e projetos culturais. O nome escolhido remete ao repertório do grupo que passeia pelas grandes canções da cultura negra. Frequentemente acompanhado de uma banda, o grupo traz um repertório bem diversificado, e a sensação é quando cantam ‘a capella’ notas agudas, rasgadas, melodiosas e harmônicas.

  • Sessão promocional no Reserva
Reserva Cultural faz promoção do longa “Marte Um”, escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023. Foto: Divulgação

“Marte Um”, filme vencedor do Festival de Gramado pelo Júri Popular e escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023, será exibido no Reserva com sessão a R$8, em qualquer dia e horário, desde que as compras sejam realizadas direto na bilheteria. Até 14/09. Sessões às 16h e 18h3o.

COMPARTILHE