Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói terá 532 candidatos, 31% a mais que nas últimas eleições

Por Por Silvia Fonseca

COMPARTILHE

A grande maioria deles é do sexo masculino e se declara branco
Nada será como antes nas eleições de 2020: campanha concentrada na internet

Se a Justiça Eleitoral não impugnar os planos de alguns, 532 candidatos vão disputar os votos dos 391.268 eleitores de Niterói nas eleições atípicas de 15 de novembro. São 31% candidatos a mais que nas últimas eleições municipais, em 2016.

Essa multidão querendo o seu voto aumentou tanto porque não é mais possível fazer coligações partidárias para vereador. Então cada partido lança os seus próprios candidatos, e no maior número possível, para tentar garantir o mínimo necessário para ter acesso, no futuro, ao dinheiro do Fundo Partidário e a espaço no horário eleitoral no rádio e na TV.

Por causa da pandemia de Covid-19, todos os prazos foram jogados para a frente, ou melhor: para o fim deste estranho 2020. Por isso, só neste sábado (26) termina o período para o registro das candidaturas. É quando a Justiça Eleitoral dirá se os 532 podem mesmo ou não disputar. Se tiverem ficha suja, por exemplo, é um impedimento, como tantos outros.

Tudo será diferente este ano, além das datas: estão proibidas as coligações para vereador, as campanhas vão ficar concentradas na internet em vez das ruas por causa do coronavírus, haverá novas regras para a web, o horário de votação terá períodos especiais para grupos de risco, o uso de máscaras e álcool em gel será obrigatório…

Dos 532 candidatos de Niterói, sete disputam para Prefeito e sete para vice. (O A Seguir: Niterói publicará perfil de todos os candidatos a Prefeito para ajudar o eleitor a conhecê-los). Os outros 518 tentarão uma das 21 vagas de vereador na cidade.

Desse total de candidatos, a grande maioria é do sexo masculino e se declara branco. Na divisão por gênero, 66,7% são do sexo masculino e 33,3%, do feminino, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Menos da metade deles (42,67%) tem curso superior completo. Concluíram o Ensino Médio outros 32,89%. Sem citar todas as faixas de escolaridade, um detalhe: sete candidatos, ou 1,32%, declararam que sabem apenas ler e escrever.

Advogados em maior número e até dois indígenas

Do total de candidatos, 285 (53,57%) se declararam brancos, enquanto 108 (20,3%) se disseram pretos e 70 (13,16%), pardos. Não informaram 67 (12,59%). Dois indígenas também são candidatos por Niterói.

Ainda de acordo com as declarações feitas à Justiça Eleitoral, 55 são advogados, 31 são empresários, 28 são comerciantes, 13 são servidores públicos municipais e outros 13 são aposentados (sem ser servidor municipal) e 11 são professores do ensino municipal. Outras profissões foram declaradas por 114 candidatos.

COMPARTILHE