COMPARTILHE
Niterói terá sua primeira festa literária internacional e o homenageado do evento já foi definido: o músico Martinho da Vila. Além de abrir espaço para escritores e artistas locais, de renome nacional e convidados internacionais, a FLIN (Festa Literária Internacional de Niterói) abre um novo capítulo para o circuito literário da cidade. A realização é da Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói (FAN). O evento será realizado no Reserva Cultural e na Sala Nelson Pereira do Santos e começa nesta sexta-feira (1). A programação inclui muita literatura, música, teatro e cinema e a abertura oficial será na sexta-feira às 18h.
Leia mais: Com Vera Holtz no elenco, ‘Ficções’ retorna a Niterói em dezembro
Com o tema “Toda maneira de ler vale a pena” e celebrando a palavra escrita e a diversidade cultural, a FLIN tem como objetivo reafirmar o compromisso de Niterói com a promoção da literatura e de suas transversalidades. O evento também comemora os 450 anos da cidade e irá disponibilizar estandes para todas as editoras da cidade que se inscreveram no processo de chamada pública. Serão contemplados mais de 70% dos artistas locais que participaram do mapeamento de autores realizado pela FAN.
A programação, dividida em dois palcos, inclui debates sobre a história do hip hop, saberes ancestrais, escrevivências, história de Niterói, a relação literária entre Brasil-Portugal, literatura oral, academia de letras, biografias, HQ’s entre outros. Além de rodas de conversa com autores locais e nacionais, entre as atrações estão previstas apresentações voltadas para o público infantil, peças teatrais, cinema a céu aberto, além de um grande encontro de saraus.
Ao longo da tarde de sexta-feira (1), o Reserva Cultural recebe mesas de debate sobre a curadoria da FLIN e o cortejo de encerramento da Oficina de Teatro Livre. Às 18h, acontece a cerimônia oficial de abertura do evento com autoridades presentes e, na sequência, na Sala Nelson, às 20h, Martinho da Vila, músico e escritor homenageado da edição, sobe ao palco.
No sábado (2), o público vai poder conferir bate-papos sobre o papel da Academia de Letras, a relação literária entre Brasil e Portugal, a realização de biografias e trajetórias de personalidades da literatura. Além disso, a agenda também conta com um encontro de saraus e a exibição de filmes nacionais às 18h.
No domingo, último dia do evento, a agenda começa às 10h com apresentação do Teatro Carolina Maria de Jesus. Ao longo da tarde, o público poderá conferir as mesas “O Quinto Elemento – 50 anos de Hip HOP”, com Mc Marechal, Nelson Maca e Kamila CDD, e “Saberes Ancestrais”, com Martinho da Vila, Zé Katimba, Luiz Ruffino e Renata Tupinambá. Às 20h, Mc Marechal e Oriente encerram a FLIN com apresentações na Sala Nelson Pereira dos Santos.
COMPARTILHE