Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói tem primeiro fim de semana do festival Comida Di Buteco

COMPARTILHE

Após quatro adiamentos por causa da pandemia, concurso Comida di Buteco volta em sua 21ª edição, pela primeira vez, com foco no delivery
Canoa de Itacoa- batata baroa misturada ao custáceo do mar, do Areias de Itacoatiara : Foto- Divulgação
Canoa de Itacoa: batata baroa misturada ao custáceo do mar, do Areias de Itacoatiara / Foto: Divulgação

Fim de semana de baixa temperatura combina com cobertor e comida quentinha. Pensando nisso, O A Seguir: Niterói montou uma lista dos restaurantes e botecos da cidade que integram o festival Comida Di Buteco. Essa é a primeira vez que Niterói participa do concurso que elege o melhor boteco da cidade. O festival começa nesta sexta-feira, 30 de julho, e vai até o dia 29 de agosto. Essa é a 21ª edição do festival e a primeira vez que tem como foco o sistema de delivery.

Para esta edição, o festival adota o formato híbrido e permite que os consumidores experimentem os petiscos participantes através do delivery, no formato take away ou de forma presencial. Os telefones dos botecos participantes podem ser consultados no site do Comida Di Buteco e o pedido pode ser feito por telefone ou por mensagem de WhatsApp.

O festival é realizado em Niterói e em diversos locais do Rio de Janeiro. Em Niterói, participam do festival botecos de Icaraí, Santa Rosa, Centro e Região Oceânica. A lista completa pode ser conferida no final da reportagem. Todos os botecos participantes desenvolveram as receitas dos petiscos para esta edição contendo uma ou mais raízes (batata inglesa, batata baroa, beterraba, cenoura, aipim, etc) . Nesta edição, continua a tradição de oferecer petiscos a um preço justo e que permita experimentar as criações de botecos. Os petiscos têm um preço fixo de R$ 27.

Pastel de bobó de camarão com queijo do Bar do Jorginho / Foto: Divulgação

Os botecos participantes do Comida di Buteco estão sujeitos às regras de funcionamento dos bares determinadas pelos governos municipais em cada cidade onde o concurso é realizado. Os participantes devem cumprir rigorosamente as regras definidas e limitar o atendimento à capacidade permitida no estabelecimento.

Mesas podem ser reservadas

Devido à pandemia da Covid, a visita aos restaurantes e bares que fazem parte do Comida Di Buteco podem ser agendados pela plataforma Tagme. A opção pode ser acessadaatravés do site localizando o boteco que deseja visitar em cada cidade e clicando no botão “Tagme”.

Como funciona o concurso

Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os botecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. E, assim, é eleito o melhor boteco da cidade, que será conhecido e premiado em outubro.

Queijo de ovelha derretido na mandioca, no Empório da Ovelha / Foto: Divulgação

História

O Comida di Buteco é o primeiro concurso do gênero no país. Nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade da extinta Rádio Geraes e cobre atualmente todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 praças.

Panceta suína acompanha batata baroa / Foto: Divulgação

Confira abaixo a lista dos botecos de Niterói:

  • Areias de Itacoatiara – Estrada Francisco da Cruz Nunes, 11500 – Itaipu;
  • Jorginho Bar e Restaurante – Praia de Itaipu, 20A – Itaipu;
  • Berton Botequim e restaurante – Rua Geraldo Martins, 54 – lj. 101 / 102 – Icaraí;
  • Empório da Ovelha – Rua Alvares de Azevedo, 108/ loja 102 – Icaraí;
  • Espeto e Cia Bistrô – Rua Dr. Leandro da Motta, 141 – Jardim Icaraí;
  • Granel – Rua Vereador Duque Estrada, 50 – Santa Rosa;
  • Bar da Laura – Rua Visconde de Uruguai, 183 – Centro;
  • Bar do Pernambuco – Rua Visconde de Sepetiba, 610 – Centro.

COMPARTILHE