Niterói por niterói

Publicado

Niterói tem previsão de chuva moderada a forte nesta quarta-feira (8)

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Cidade segue com previsão de chuva até sábado; Nesta terça-feira choveu o equivalente a 63% da média climatológica prevista durante todo o mês
chuva - boletim prefeitura
Prefeito Axel Grael se pronunciou em uma live nas redes sociais da Prefeitura na manhã desta quarta-feira. Foto: Reprodução de tela

Após fortes pancadas de chuva que castigaram a cidade na noite desta terça-feira (7), Niterói segue em estágio de alerta. Quem precisou se locomover enfrentou dificuldades devido aos diversos pontos de alagamento na cidade, algumas casas foram inundadas pela chuva, as quedas de árvores provocaram a interrupção de energia elétrica. Isso porque o volume de chuva ultrapassou a média de todo o mês de fevereiro. Por meio de uma transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura na manhã desta quarta-feira (8), o prefeito de Niterói, Axel Grael, revelou que a chuva não dará trégua e alertou a população para a previsão de chuva moderada a forte na tarde desta quarta-feira. À noite a previsão é de fraca a moderada.

Mais chuva

A cidade segue com previsão de chuva durante toda a semana devido às áreas de instabilidade. Na quinta-feira (9), a previsão é de chuva moderada no período da tarde e na sexta-feira o tempo permanece instável, com previsão de chuva moderada a forte acompanhadas de raios e rajadas de vento. No sábado também há previsão de chuva mais fraca no período da tarde e noite.

Nesta terça-feira, o volume da precipitação foi acima do esperado: 115% da média climatológica para o mês, que é de média 134mm. Em Niterói, choveu 87mm em apenas uma hora. Segundo o Secretário da Defesa Civil, Walace Medeiros, isso representa o equivalente a 63% da média climatológica prevista no mês.

– Nós estamos com todo o efetivo desde a noite de ontem atendendo a todas as ocorrências, fazendo o trabalho preventivo e emergencial, atendendo a todos os chamados necessários. Nosso Centro de Meteorologia está fazendo o monitoramento para antecipar as situações de risco e comunicar o cidadão a tempo.

No momento, o Secretário da Defesa Civil ressalta que é fundamental ficar atento às medidas preventivas, como permanecer em locais seguros, não se deslocar em momentos em que a chuva irá cair com um pouco mais de intensidade e acompanhar os canais da Defesa Civil, como pelo aplicativo Alerta DCNIT, para os boletins de alerta.

Queda de árvores e energia

A Secretaria Municipal de Conservação, Dayse Monassa, afirmou que as equipes estão distribuídas em Maria Paula, Matapá – regiões que foram muito afetadas pela chuva. A prioridade nesta quarta, segundo a secretária, é desobstruir e retirar as árvores que caíram devido às fortes chuvas, e comunicar a Enel os pontos de risco de quedas de árvores e postes para o religamento da energia. Até o momento, foram recolhidas 80 toneladas de detritos em vários pontos da cidade.

Coleta de lixo

Quanto aos resíduos de lixo, o presidente da Clin, Luiz Fróes, reforçou que o efetivo da Clin está desde a manhã desta quarta-feira realizando os serviços de limpeza de lama e desobstrução de ruas. Ele fez um apelo para a população devido à recorrência das fortes chuvas no fim do dia, como as ocorridas no último domingo e na sexta-feira:

– Não coloque o lixo para fora de casa antes da chuva. Espere ela passar e coloque depois porque isso ajuda a não obstruir os bueiros da cidade. Mesmo que a coleta de lixo comece mais tarde, ela vai ser feita – endossou.

Pontos de alagamento

Também durante a live, o presidente da NitTrans, Gilson Souza, falou sobre a importância do aplicativo da NitTrans como ferramenta de monitoramento dos pontos de alagamento da cidade e do melhor direcionamento do trânsito nos principais eixos da cidade.

18 escolas sem aula

No momento, 18 escolas municipais de Niterói estão sem aula. O novo Secretário de Educação, Bira Marques, ressaltou que três escolas foram alvos de alagamento e, por isso, tiveram que interromper suas atividades. A previsão é que já nesta quinta-feira (9) as aulas sejam retomadas em algumas unidades.

Moeda Arariboia

O prefeito Axel Grael ressaltou que o depósito do pagamento da Moeda Arariboia foi feito nesta quarta-feira (8) para mitigar os efeitos das fortes chuvas nas casas de famílias que moram em áreas mais vulneráveis.

COMPARTILHE