Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói tem mais igrejas do que hospitais e escolas, segundo o IBGE

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Censo mostra que município tem 1.099 templos e igrejas, para 544 hospitais e clínicas e 568 escolas
Icaraí foi o bairro que mais registrou acidentes em 2022. Foto: Divulgação
O município tem 230.789 residências, de acordo com o IBGE. Foto: arquivo A Seguir Niterói

Em Niterói, existem  mais igrejas do que hospitais ou instituições de ensino. E mais construções do que igrejas, hospitais e instituições de ensino juntos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município conta com 1.099 igrejas e 3.555 construções.

Leia mais: Niterói é a campeã nacional do 5G; quase 20% dos celulares, computadores e tvs já usam nova tecnologia

Os números fazem parte de novos dados do Censo 2022, divulgados nesta sexta-feira (2), pelo IBGE, que trazem, pela primeira vez, todas as coordenadas geográficas e os tipos de edificações que compõem os 111 milhões de endereços do Brasil cadastrados durante a realização da pesquisa.

Os números de Niterói divulgados foram:

Residências: 230.789
Instituições de ensino: 568
Hospitais e UBSs: 544
Igrejas e templos: 1099
Construções: 3555
Estabelecimentos agropecuários: 1
Comércio, cultura, prédios públicos e outros: 17.910
Para uma população de 481.749 pessoas.

Em números gerais, o que mais tem em Niterói são residências. Desse total, o próprio IBGE já informou que mais de 35 mil domicílios estão desocupados.

Do total de endereços levantados pelo IBGE, em todo o país, 81,5% (ou 90,6 milhões) são domicílios particulares e 0,1% (ou 104,5 mil) são domicílios coletivos.

O Censo 2022 também registrou as coordenadas de 11,7 milhões (ou 10,5% do total de endereços) de estabelecimentos de outras finalidades (lojas, bancos, prédios públicos, shoppings, entre outros), além de 264,4 mil estabelecimentos de ensino, 247,5 mil estabelecimentos de saúde, 579,8 mil estabelecimentos religiosos e 3,5 milhões de edificações em construção ou reforma.

O resultado de todo esse trabalho integrará o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), a base de endereços usada pelo IBGE não só no Censo Demográfico, mas também em outras pesquisas domiciliares, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) e a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS).

De acordo com o IBGE, esses dados podem ser utilizados em diversas situações, como a localização de endereços em áreas de risco, no caso de enchentes, deslizamentos e queimadas.

Outro uso possível uso é localizar endereços em zonas de planejamento da administração pública, em unidades de conservação ambiental e em áreas de atuação de um determinado empreendimento.

As coordenadas dos endereços podem ser utilizadas juntamente a outras bases de dados, como as áreas de risco identificadas pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

– Através de filtros espaciais, conseguimos saber quantos domicílios particulares estão dentro de áreas de impacto ou suscetíveis, bem como os estabelecimentos de outras finalidades, como os de saúde e edificações em construção também –  informou o gerente do Cadastro de Endereços do IBGE, Eduardo Baptista.

 

 

COMPARTILHE