Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói tem força-tarefa para retirar toneladas de “entulho” dos postes

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Prefeitura e Enel se unem para reduzi o emaranhado de fios abandonados por empresas de telefonia e internet
Fios, Centro
Num único dia de trabalho, foram retirados 300 quilos de cabos telefônicos do Centro. Foto: Arquivo

Trezentos quilos de lixo pendurados sobre a cabeça de quem passa pelo Centro de Niterói foram retirados em um únco dia de trabalho na rua Heitor Carrilho de uma equipe da Enel. a concessionária de energia e dona dos postes da cidade, numa ação conjunta ocm a prefeitura da cidade. O problema é conhecido, mas a dimensão  começa a aparecer com o trabalho de remoção apenas iniciado.

A concessionária diz que o trabalho é executado de forma periódica e que nos últimos 15 meses foram recolhidas 3 toneladas de fios irregulares e/ou abandonados pelas empresas de telecomunicações. Muito pouco, considerando que com uma equipe trabalhando, se retirou 10% deste total em um único dia.


Trezentos quilos de fios irregulares retirados em um único dia. Foto: Prefeitura/Bruno Eduardo Alves

O dono dos postes

De acordo com as Resoluções conjuntas da Aneel/Anatel 001/1999 e 004/2014, que tratam do compartilhamento de postes, as empresas que utilizam a estrutura devem seguir o plano de ocupação e as normas técnicas da distribuidora local e não podem ocupar postes sem o consentimento da Enel. Portanto, as prestadoras de serviços de telecomunicações com contrato vigente devem manter a ocupação ordenada e regular dos postes, conforme determinam as resoluções citadas.

A Enel Distribuição Rio tem autorização da Aneel para fiscalizar, notificar e remover cabos em situação de risco e redes clandestinas.  “Postes sobrecarregados prejudicam a qualidade do fornecimento de energia e comprometem a segurança dos clientes. O emaranhado de fios pode causar curtos-circuitos e acidentes. Por isso, realizamos inspeções para identificar empresas que não estejam cumprindo as normas e notificamos para que regularizem seus ativos”, explica Romolo Moreira, responsável de operações da Enel em Niterói.

Perigo sobre a cabeça

O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Ricardo Lanzellotti, destacou a importância do trabalho em parceria com a Enel, porque além de reduzir o risco de acidentes, a regularização tem o objetivo de diminuir o impacto visual causado pelo excesso de cabos e fios clandestinos.

Segundo a Enel, em 2023 foram recolhidas 2,5 toneladas de cabos de telecom da rede elétrica de Niterói. Apenas no primeiro trimestre deste ano, a distribuidora já removeu 660 quilos de fios clandestinos no município durante ações de fiscalização dos cabos em situação irregular.

Para fazer denúncias sobre fiação irregular, dúvidas e demais solicitações, o cliente pode entrar em contato pelo 0800 72 71 196 e/ou enviar um e-mail para atendimento.nas@enel.com.

 

 

 

 

COMPARTILHE