5 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói tem 64 pessoas internadas com Covid nos hospitais particulares; doze vezes mais do que em maio

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Cidade voltou a ter mais de cem novos casos da doença por dia
WhatsApp Image 2022-06-13 at 12.49.16
Filas nos postos de Saúde têm sido frequentes. Foto de leitor.

Em março, o Sindicato dos Hospitais Particulares de Niterói deixou de divulgar os boletins com a taxa de ocupação de leitos e UTIs por doentes de Covid. O números de casos havia caído consideravelmente e os hospitais começavam a desativar as áreas reservadas ao enfrentamento da pandemia, para retomar a atividade normal. No final de maio, a cidade voltou a ter doentes internados em leitos de UTI; mas ainda assim, podia-se contar nos dedos da mão: eram cinco, no dia 28. No relatório desta terça-feira (14), já são 64 pessoas hospitalizadas. Não há informação sobre as internações na rede pública.

O registro confirma a tendência do surgimento de uma quarta onda no Brasil, conforme alertam os especialistas. O número de casos passou de 150 por dia, em Niterói, na semana passada, num cenário de subnotificação, em que há poucos postos  para testagem, filas e uma parcela significativa de testes de farmácia. Esta semana, chegou a mais de 200, na segunda e na terça.

Os riscos da Covid

De acordo com o SINDHLESTE, a cidade tem 34 pacientes internados em leitos e 30 em UTIs. Um aumento de 56% em relação ao boletim anterior, de 6 de junho, quando 41 pessoas estavam hospitalizadas na rede privada. Os dados da rede pública não estão disponíveis. A Secretaria de Estado de Saúde deixou de publicar estes dados. E a Prefeitura de Niterói não tem atualizado as informações sobre a Covid, além da vacinação.

A taxa de ocupação vem crescendo em consequência do aumento do número de casos, que se verifica no estado desde o período do carnaval.  Na semana passada, a Semana epidemiológica 23, foram 889 novos registros – uma marca que aparece entre as dez piores em mais de dois anos de pandemia, de acordo com o Painel da Covid, da Secretaria de Estado de Saúde.   Nos dois dias computados esta semana, já são 441 novos casos.

A Secretaria estadual de Saúde não tem dado maior relevância ao aumento da circulação do coronavírus. Mais de uma vez, o SecretárioAAlexandre Chieppe salientou que o aumento nas estatísticas não resulta em internações. O mesmo raciocínio tem sido apresentado pelo Secretário de Saúde do Município, Rodrigo Oliveira. De fato, a letalidade da doença é menor do que em 2020 e, especialmente, 21, com as variante Delta. Não passa de 0,7% em Niterói, contra 5,7 no ano passado, de acordo com dados da Prefeitura de Niterói.

 

 

 

COMPARTILHE