Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói será capital nacional da Altinha neste fim de semana

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Evento na praia de Icaraí vai reunir atletas de todo o Brasil e premiar melhores de 2023
Jogador vai expor habilidade na Copa Pereiralta em Icaraí. Foto Gabriel Bastos
Altinha mobiliza jogadores de Niterói e tem equipe da Pereira da Silva jogando junta desde 2016. Foto: divulgação/ Gabriel Bastos

O campeonato nacional de Altinha terá pela primeira vez uma etapa em Niterói, neste sábado (20), na Praia de Icaraí, na altura da Pereira da Silva. O jogo que surgiu naturalmente nas praias do Rio hoje tem uma Liga Nacional, a Em Alta, que organiza etapas de competição ao longo do ano em diversas praias do Brasil. A de Niterói, marca a última jornada da temporada e premia os melhores de 2023.

O jogo tem tradição na cidade, em Itacoatiara, Piratininga e em Icaraí. O nome da etapa de Niterói, aliás, homenageia um dos primeiros grupos a promover o jogo, em 2016, a turma da Pereira da Silva. Por isso o evento se chama Pereiralta. Serão 64 atletas, que formarão quartetos mistos (tendo ao menos um homem ou uma mulher), das 9h às 17h, com entrada grátis.

Mulheres também brilham no jogo de Altinha. Foto: divulgação/  Gabriel Bastos

A Liga Em Alta já realizou etapas em Florianópolis (SC), São Conrado (RJ), São Paulo (SP), Vila Velha (ES), Caraíva (BA), Pipa (RN) e Macaé (RJ), no ano passado. A etapa de Icaraí também será válida como a última da Liga em 2023, coroando os melhores atletas do ranking.

A Copa Pereiralta terá 16 quartetos nas areias de Icaraí, com aletas de Niterói, Rio, Macaé, Rio das Ostras, Florianópolis, São Paulo e Espírito Santo. As equipes farão apresentações em três fases, antes da semifinal e da final da competição, com os três melhores grupos tendo cinco minutos para a exibição. As notas dos jurados, com bonificações e penalizações, são baseadas em quedas de bola, dois toques, precisão de passe, corte, ataque, intensidade, velocidade, recursos e criatividade.

Um dos organizadores do torneio, Felipe Knappi, diz que altinha virou uma grande família, dentro e fora da areia.” Hoje, além de realizar eventos esportivos como a 1ª Batalha Pereiralta, o time se engaja em movimentos sociais, participando de ações de limpeza de praias e da divulgação do esporte nas escolas”, conta Felipe.

 

COMPARTILHE