Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói segue em estágio de alerta nesta quarta-feira após fortes chuvas

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Chuva ultrapassou a média de todo o mês de fevereiro; Defesa Civil alerta para os principais pontos de atenção
Alex Ramos 4
Foto: Alex Ramos

Niterói segue em estágio de alerta nesta quarta-feira (8) após as fortes chuvas que atingiram a cidade desde a tarde de ontem (7). A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói informa que o volume da precipitação foi acima do esperado: 115% da média climatológica para o mês, que é de média 134mm. O maior acumulado de chuva foi registrado em Maria Paula com 156,6 mm.

Assistência às famílias

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária atendeu 23 famílias, ao longo da noite de ontem e madrugada de hoje. Destas, 12 foram alojadas nos pontos de apoio da Prefeitura, num total de 38 pessoas. Além disso, 2 outras famílias aceitaram o acolhimento institucional, somando 7 pessoas.

Na tarde de terça (7), em apenas seis horas, choveu 134,8 mm no Rio do Ouro. As regiões do Maravista (131,4 mm), Maria Paula (130,0 mm), Tenente Jardim (127,8 mm) e Várzea das Moças (113,6 mm) foram as mais castigadas pela chuva.

A NitTrans está com o efetivo reforçado, com operadores nas ruas orientando os motoristas e atuando nos desvios necessários. Equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estão atuando nos serviços emergenciais de retirada de árvores, limpeza de ralos, caixas de passagem e ruas. Também há caminhões Vac All – equipamentos de aspiração com alto poder de sucção – percorrendo trechos da cidade. O veículo é usado em pontos de alagamento para agilizar o escoamento da água.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, acompanhou o todo o trabalho das equipes com a coordenação da Defesa Civil da cidade

– Foram chuvas muito intensas. Estamos com equipes da Prefeitura trabalhando em toda a cidade. Tivemos pontos de alagamento. É muito importante que todos mantenham muita atenção e acompanhem as informações da Defesa Civil – destacou Grael.

Prevenção

A Defesa Civil orienta que, em caso de estágio de Atenção, Alerta ou Alerta Máximo, a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos.

Seguem os principais pontos de atenção:

– Os moradores de áreas de riscos devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros.

– As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.

– Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.

Estágios

A Defesa Civil trabalha com quatro estágios operacionais: Vigilância (normal), Atenção, Alerta e Alerta Máximo, que se referem às condições meteorológicas. Cada estágio possui medidas e protocolos que devem ser adotados pela Defesa Civil, órgãos públicos e pela população que vão do monitoramento até a evacuação de pessoas em áreas de risco.

Informação

A população pode ligar para 199 ou 2620-0199 em caso de emergências. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.

COMPARTILHE