Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói se mobiliza para a eleição: serão 400 mil eleitores; quase 5 mil jovens tiraram o título

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Desde total, mais de 4 mil são jovens entre 15 e 17 anos, idade cujo voto é facultativo, mas que irão votar em outubro
TRE-RJ
Dia 2 de outubro é o primeiro turno das eleições. Foto: arquivo

Desde as últimas eleições para presidente da República, em 2018, Niterói o número de eleitores aumentou em 18.978. Este ano, o município tem 403.791 pessoas aptas a eleger, nas urnas eletrônicas, além do próximo chefe do Executivo do país, os governadores dos estados e cargos de deputado federal e estadual.

Entre os novos eleitores da cidade, 4.646 têm entre 15 e 17 anos. Nessa idade, o voto é facultativo, mas eles constam do último perfil eleitoral disponível na base de dados do TER-RJ, relativo a julho passado. Em 2018, eram 1.673 nessa faixa etária.

O maior número de eleitores, da cidade, atualmente, tem entre 45 e 59 anos: 100.921. Em segundo lugar, ficam as pessoas entre 35 e 44 anos: 76.818, seguido pela faixa etária entre 25 e 34 anos: 69.998.

Maiores de 70 anos também têm volto facultativo. Porém, de acordo com o TER-RJ, Niterói tem  49.860 eleitores entre 70 e 80 anos, contra 38.435, em 2018.

O município tem quatro zonas eleitorais: 071, 072, 144 e 199; 1315 seções e 136 locais de votação. A consulta ao local de votação pode ser feita por meio do nome do eleitor ou do número do título eleitoral, no site do TRE-RJhttps://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome

Para garantir a segurança do voto, este ano, a Justiça Eleitoral ampliou de cinco para 33 o número de urnas eletrônicas que serão submetidas ao teste de integridade. Trata-se de uma auditoria realizada, no dia da eleição, que atesta a lisura do pleito. Em entrevista ao A Seguir Niterói, o juiz auxiliar da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Rudi Baldi, explicou o passo a passo de como é feita essa auditoria.

Calendário

Nesta sexta-feira (5) terminou o prazo para os partidos políticos realizarem convenções partidárias. Ou seja, quem escolheu quais dos seus filiados serão candidatos nas próximas eleições, escolheu – quem não escolheu, não escolhe mais.

Isso, porém, não significa que não possam ocorrer mudanças. O registro das candidaturas podem ser feitos até o próximo dia 15. A partir desta data é que o quadro tende a não sofrer mais alterações, mas sempre há candidaturas que vão e voltam em função de liminares.

A partir deste sábado (6), emissoras de rádio e TV estão proibidas de veicular propaganda política ou dar tratamento privilegiado a candidatos, partidos ou federações. A propaganda eleitoral gratuita, em rádio e TV, começa no dia 26 de agosto e vai até 29 de setembro.

Dia 2 de outubro é o primeiro turno das eleições. Em casos onde for necessário segundo turno, os eleitores retornam aos locais de votação no dia 30 de outubro.

 

COMPARTILHE