Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói retoma aplicações de AstraZeneca como 2ª dose

COMPARTILHE

Quem preferiu esperar pelo imunizante para receber a D2 pode retornar aos postos nesta quinta
Vacinas AstraZeneca devem voltar aos postos em breve. Foto- Agência Brasil
Vacinas da AstraZeneca voltam a ser distribuídas no estado. Foto: Agência Brasil

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, nesta quarta-feira, a entrega de um novo carregamento de vacinas AstraZeneca à Prefeitura de Niterói. O imunizante volta a ser ofertado nos postos da cidade depois de um “apagão” em todo o país e será utilizado para segunda dose. Um lote de Pfizer também foi distribuído pelo estado.

Segundo a SES, a remessa de AstraZeneca faz parte de um lote com 50 mil doses entregue pela Fiocruz diretamente ao estado do Rio. A instituição retomou as entregas depois de duas semanas. Nesse período, Niterói e outros municípios fluminenses aplicaram Pfizer como segunda dose para não atrasar a campanha de vacinação. Mas quem preferiu aguardar a chegada de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford pode retornar aos postos a partir desta quinta.

No estado do Rio, a utilização de Pfizer como segunda dose em quem recebeu a primeira da AstraZeneca é permitida em caso de escassez do imunizante produzido pela Fiocruz. Em Niterói, a mesma combinação entre vacinas também é permitida se a pessoa tiver tido reação forte à primeira aplicação. A chamada intercambialidade é considerada segura e eficaz, segundo estudos.

COMPARTILHE