Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói quer sediar conferência da cúpula do G20

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Neltur contratou serviço para elaboração e desenvolvimento de conceito institucional do projeto para a candidatura da cidade
Niterói é considerada a melhor cidade do Rio para empreender. Foto: Alex Ramos
Niterói vai lançar candidatura para sediar uma conferência do G20. Foto: arquivo A Seguir Niterói

Niterói quer participar da conferência da cúpula do G20, o grupo que reúne as maiores economias do mundo,  e está sob presidência brasileira até o próximo dia 30 de novembro. A ideia é trazer para a cidade algum dos eventos do encontro. A organização é do Governo Federal e a sede é o Rio de Janeiro.

Apesar do curto prazo – e de não ter nenhum entendimento oficial com os organizadores, a Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo contratou uma empresa de marketing, cuja sede fica no Pé Pequeno, para a “elaboração e desenvolvimento de conceito institucional do projeto para a candidatura da cidade” ao evento internacional. O valor do contrato da C Comunicação Marketing e Propaganda é de R$ 3 mil. O prazo de vigência do contrato é de 78 dias, contados a partir de 4 setembro passado.

Leia mais: Petróleo vai render R$ 1 bi de royalties, por ano, para Niterói até 2028

O G20 é um fórum de cooperação internacional que reúne as 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e a União Europeia. O grupo se reúne periodicamente para discutir e definir os rumos da economia financeira e industrial.

Os países do G20 representam:

  • 90% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial;
  • 75% do comércio global internacional;
  • 2/3 da população mundial;
  • 84% das reservas de combustíveis fósseis do mundo
  • 80% dos investimentos mundiais.

Formam o grupo os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia), além da União Europeia e da União Africana, que aderiu permanentemente o bloco em 2023.

O Brasil é o presidente do G20 desde 1º de dezembro passado. Em 2025, o G20 será presidido pela África do Sul. Até novembro, estão previstas 27 reuniões do grupo em sete cidades brasileiras. Desse total, sete encontros serão no Rio de Janeiro.

COMPARTILHE