Niterói por niterói

Publicado

Niterói quer criar empregos na indústria naval e pesqueira

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com
Polo Mar começa este ano com dragagem do canal de São Lourenço
canal de São Lourenço
Canal de São Lourenço: dragagem vai possibilitar investimentos no setor marítimo de Niterói. Foto: Leonardo Simplício/Prefeitura
Uma vocação para o mar. Essa é a essência do plano de ativação da atividade marítima, que pretende estimular as indústrias naval, pesqueira e de óleo e gás, o Polo Mar, que o Prefeito Rodrigo Neves anuncia com um dos pilares do programa de retomada da economia de Niterói.
 
A dragagem do Canal de São Lourenço, que será contratada no próximos meses, é um dos projetos mais importantes do plano de retomada da economia de Niterói. Já era antes da pandemia, e se torna mais importante ainda depois da paralisação das atividades durante tanto tempo. A secretária Giovanna Victer ressaltou em entrevista ao A Seguir Niterói, no mês passado, que a atividade naval tem a capacidade de gerar empregos e renda para a cidade, como poucas. “O investimento feito na dragagem do canal, se paga, facilmente, em seis anos de operação”, assegura.
 
O problema do desemprego não é novo, e a busca de um investimento capaz de ativar a economia está entre as prioridades do governo. “A crise econômica se agravou na pandemia, em novembro já eram 12 milhões de desempregados”, lembrou a secretária. Neste sentido, o Poder Público passou a estudar quais são os setores indutores de Niterói, isto é, aqueles capazes de criar “novas riquezas e gerar prosperidade, não só para o seu nicho, mas para vários outros em volta”.
 
O setor naval é um deles, assim como o setor de saúde e inovação. O estudo feito analisou dados de resiliência de empregos, salário médio das vagas e como o emprego reage aos períodos de crise. Mas Niterói e o entorno acabou perdendo muitos pontos de trabalho em função do declínio do setor naval e é isso que a prefeitura busca retomar ao realizar a obra de dragagem do Canal de São Lourenço.
 
– Lançamos o PoloMar Niterói, que é um plano de desenvolvimento para a frente marítima da cidade. O setor naval, de construção de embarcações, é apenas uma vertente, mas temos outras áreas fortes como de serviço off shore, reparos, condicionamento… toda essa parte de serviço de óleo e gás para as plataformas que estão instaladas na Bacia de Santos – disse Giovanna Victer.
 
O projeto do PoloMar, anunciado em novembro, depende da dragagem do Canal de São Lourenço. A responsabilidade era do Governo Federal, mas devido à falta de iniciativa, a prefeitura pagou pelo estudo de viabilidade da dragagem, o relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), que foi aprovado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e vai financiar a obra, orçadas em R$ 100 milhões.
 
– O canal está muito assoreado, raso. E os navios que fazem serviços para plataformas de petróleo são muito grandes porque vão para o alto mar, tem um calado mais profundo. Mas a obra também é fundamental, não só para o acesso dos navios, mas pela questão ambiental – ressaltou.
 
Para o projeto, a prefeitura vai investir os recursos dos royalties de petróleo. Por serem recursos finitos, a ideia é utilizar esse montante que será reduzido nos próximos anos em projetos que vão possibilitar um grande retorno como capacidade econômica para a cidade no futuro.
 
– Temos que imaginar, enquanto prefeitura, que a dragagem do canal é como se fosse um bairro com armazéns instalados, bem localizados, mas que estivesse abandonado. O que a prefeitura poderia fazer? Levar infraestrutura para o lugar e é exatamente isso que vamos fazer. Fizemos um programa robusto e estamos seguros de que o investimento para dragar o Canal de São Lourenço vai voltar rapidamente para cidade – sentenciou.
 
Desenvolvido com a participação do presidente da Niterói Negócios, Marcelo Haddad, e com o apoio do economista Mauro Osório, o PoloMar Niterói mapeou oportunidades e desafios do setor para o atual cenário econômico. Entre as suas premissas estão a geração de empregos e prosperidade para o município, a revitalização do polo logístico, industrial e de serviços da frente marítima da Baía de Guanabara e a construção de um legado econômico indutor de desenvolvimento, com adensamento produtivo, promoção de negócios e atração de novos fornecedores.
 
Além da dragagem, o projeto prevê a criação de programas de qualificação técnica, a promoção comercial para atração de fornecedores, editais para o desenvolvimento de tecnologias para o setor marítimo, portuário, pesqueiro e de óleo e gás, a requalificação urbana, de infraestrutura e dos acessos à Ilha da Conceição, e a implementação do terminal pesqueiro.
 
Em evento recente, O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino, destacou que a dragagem do Canal de São Lourenço vai ajudar na retomada do setor pesqueiro e inclui o Mercado Municipal Feliciano Sodré entre as obras importantes da administração para o desenvolvimento econômico de Niterói.
 
– Temos três projetos que são prioritários: o Mercado Municipal, a dragagem do canal de São Lourenço e o terminal pesqueiro. São projetos aguardados há muitos anos pelo niteroiense e estão na mesma região da cidade. A dragagem do canal vai possibilitar, além da retomada do setor naval, que barcos de pesca de grande porte cheguem ao terminal pesqueiro”.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email