COMPARTILHE
A montagem da Árvore de Natal de Niterói, na Praça do Rádio Amador, em São Francisco, já começou, e com um cuidado a mais em relação aos últimos anos: a estrutura metálica de 50 metros de altura estará “fincada” em uma estrutura de concreto, a prefeitura está construindo no local. A providência foi adotada depois que a cidade ficou sem seu principal enfeite de Natal, no ano passado, quando a árvore desabou às vésperas de sua inauguração.
A queda da Árvore de Natal, em 2023
A prefeitura de Niterói até hoje não explicou as causas do desabamento da árvore, e manteve o contrato com a empresa Strudend, responsável pela montagem e por outros eventos na cidade. Mas o reforço na estrutura indica que o projeto não oferecia segurança. Na ocasião, não houve feridos, nem maiores danos além de frustrar o Natal das crianças da cidade, tampouco foram apontadas as responsabilidades pelo acidente. O governo ainda não revelou o custo do projeto deste ano nem a empresa contratada.
Veja também: Árvore de Natal de Niterói terá 50 metros e projeção de imagens
Na Praça do Rádio Amador, funcionários com camisas da Conservação, da prefeitura de Niterói, trabalham com a ajuda de um guindaste e um caminhão de concretagem para construir a base para a árvore de Natal. A obra é como um fosso circular, cavado no piso de pedra sabão da praça, que recebeu uma estrutura de vergalhões e concreto. É nesta base, que se assemelha às fundações de qualquer obra, um muro ou uma casa, que será fixada e erguida a estrutura metálica da árvore de Natal de Niterói.
Nas últimas edições, a árvore se sustentava sobre sua própria estrutura, com calços precários, até que, no ano passado, não foram suficientes para sustentá-la, e ela desabou. O mesmo problema acontecera com o palco montado pela mesma empresa em Icaraí para o aniversário de 450 anos da cidade, que tombou “com o vento”, segundo a prefeitura.
O governo não deu detalhes sobre o reforço na estrutura, nem publicou ainda no Diário Oficial a contratação da empresa responsável e o projeto da obra.
COMPARTILHE