COMPARTILHE
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, lançou nesta terça-feira (7), um programa de conscientização sobre o uso responsável de motocicletas. As medidas, segundo ele, têm como objetivos melhorar a mobilidade urbana, dar fim às motos barulhentas e garantir maior segurança para pedestres e motociclistas.
Leia mais: Prefeitura de Niterói terá “mulheres superpoderosas” no governo
De acordo com Neves, a campanha combina ações educativas e “fiscalização rigorosa” para alcançar seus objetivos. Será uma ação conjunta a ser realizada pela NitTrans e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). A prioridade é a segurança de condutores e pedestres.
– Estamos iniciando hoje uma campanha de educação no trânsito, com foco especial nos motociclistas, para combater a adulteração dos escapamentos das motos, que as tornam barulhentas e geram transtornos em nossa cidade. Com a campanha, queremos também reduzir o número de acidentes fatais, que aumentaram nos últimos anos entre os condutores de motocicletas – informou Neves.
Ele lembrou que a Lei Municipal 3.661/2021 autoriza o Poder Executivo a coibir a emissão de ruídos sonoros provenientes de escapamento de veículos motociclísticos e automotores fora das normas estabelecidas nas legislações em vigor e institui o controle de poluição sonora veicular. Circular com motos com escapamento aberto, o que aumenta o barulho, e equipar os veículos com equipamentos que emitem som alto são infrações gravíssimas e podem gerar multa de R$ 195,23, com perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
As ações vão destacar a importância do cumprimento das normas de trânsito, como evitar o tráfego em calçadas, manter o farol aceso mesmo durante o dia, e utilizar equipamentos de segurança obrigatórios, como capacetes com viseira ou óculos protetores. A NitTrans também vai orientar os motociclistas sobre o respeito às leis de trânsito e sobre a convivência segura com pedestres e outros motoristas.
Desde 2023, moradores da cidade reclamam do barulho causado por ‘rolezinhos’ de moto, à noite. Rolezinhos é como são chamados os passeios em que dezenas de motos rodam juntas. Geralmente, o trajeto inclui vários bairros da cidade, ao longo da madrugada.
Até o meio do ano passado, o Corpo de Bombeiros registrou um aumento de cerca de 30% nos acidentes de trânsito envolvendo motos, em Niterói, em relação aos dois últimos anos.
Desde 2022, o número de acidentes com esse tipo de veículo, na cidade, está em crescimento. De acordo com a corporação, foram 1.614 atendimentos em 2022, contra 1.967 em 2023, de um total de 2.800 chamados para acidentes de trânsito, ou seja, 70,25% dos casos. Somente nos três primeiros meses de 2024, os Bombeiros atenderam 525 acidentes envolvendo motos de um total de 729.
Atualmente, Niterói tem uma frota de 50 mil motos transitando pelas ruas. O total de carros está em torno dos 300 mil.
COMPARTILHE