Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói promove projeto para primeira infância

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Projeto tem como foco sustentabilidade, urbanismo, infraestrutura e áreas verdes e é voltado para projetos destinados a crianças de 0 a 6 anos
primeira infância
Iniciativa é do Escritório de Gestão de Projetos (EGP). Foto: Divulgação/Prefeitura

A Prefeitura de Niterói lançou o Plano Municipal da Primeira Infância de Niterói, nesta segunda-feira (9). O objetivo é promover projetos voltados para bebês e crianças de 0 a 6 anos. A iniciativa é do Escritório de Gestão de Projetos (EGP) e é fruto do esforço conjunto do Poder Executivo, o Legislativo municipal e a sociedade civil.

Leia mais: Semana segue com chuva em Niterói

Com o plano, Niterói busca implementar políticas públicas que tenham as seguintes diretrizes: primeira infância como sujeito do planejamento; planejamento baseado em dados com participação social; ações fundamentadas na intersetorialidade e na sustentabilidade; avanços no sentido de uma proteção integral das infâncias; e garantia de convivência familiar e comunitária das crianças. desenvolvimento de projetos voltados para bebês e crianças de 0 a 6 anos.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, afirma que o plano tem como foco pontos importantes como sustentabilidade, urbanismo, infraestrutura e áreas verdes.

– A estratégia da Prefeitura de Niterói para a primeira infância foi traçada perpassando as questões relacionadas à mobilidade sustentável, urbanismo, áreas verdes e infraestrutura da cidade de forma geral. O plano será um instrumento importante para a gestão, porque guiará a forma como podemos ampliar nosso olhar de cuidado aos pequenos niteroienses nas tomadas de decisão do município – informa Grael.

Primeira Infância

A primeira infância compreende a fase de 0 a 6 anos, etapa fundamental na vida e na formação do ser humano. Evidências científicas mostram a sensibilidade do cérebro aos cuidados e estímulos ambientais nos primeiros anos de vida, onde ocorre a maior parte do desenvolvimento cerebral. O recebimento do afeto pelas crianças e do desenvolvimento integral são base para o bem-estar, saúde e aprendizado ao longo da vida.

COMPARTILHE