COMPARTILHE
Em parceria com o governo federal, Niterói pode vir a sediar uma Escola de Pesca. A criação de uma instituição para formar mão-de-obra especializada no setor foi um pedido feito pelo prefeito Axel Grael (PDT) ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Leia mais: “Vai vir mais coisas para Niterói”, diz Lula em evento na cidade
O pedido foi feito publicamente, durante a cerimônia de anúncio do início das obras de dragagem do Canal de São Lourenço, realizada nesta terça-feira (2), no Porto da cidade, no Centro.
A resposta também foi pública:
– Coloca por escrito para mim essa ideia da Escola da Pesca para eu não esquecer e providenciar como é possível fazer, junto com o ministro da Educação, para trazer uma Escola de Pesca para Niterói – disse o presidente em resposta ao prefeito de Niterói.
De acordo com Grael, a dragagem do Canal de São Lourenço vai viabilizar o funcionamento do Terminal Pesqueiro. Uma parceria com o Governo Federal permitiu a municipalização do equipamento. A formalização desse acordo também aconteceu durante o evento.
– A obra aumentará a profundidade do canal, o que vai ampliar significativamente a capacidade de navegação do local. Paralelamente a isso, fizemos um pedido ao BNDES para que abra crédito especial para as empresas que estão se estruturando na cidade, a partir desta obra, para que possam estar em competitividade com outras do setor – afirmou Grael.
A dragagem do canal de São Lourenço vai permitir o acesso de grandes embarcações à infraestrutura aquaviária do Complexo Naval e Portuário da cidade, localizado na Baía de Guanabara. A Prefeitura de Niterói vai investir R$ 140 milhões para viabilizar o projeto. A intervenção tem o objetivo de alavancar toda a produção naval e pesqueira da região. Serão gerados cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.
– Voltamos com o compromisso de colocar a casa no lugar. Só em janeiro e fevereiro, a gente já gerou 500 mil empregos formais. Podem ter a certeza que vai vir mais coisa para Niterói, como a Escola de Pesca, que vamos executar junto com a Prefeitura. Tenham certeza que a gente vai recuperar a indústria naval brasileira porque não é possível um país do tamanho do Brasil, onde 90% de todo o comércio é feito pelo mar, ter um déficit comercial na balança por conta dos nossos produtos (da indústria naval) serem todos importados e comprados em navios de bandeira estrangeira – afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o evento.
COMPARTILHE