Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói permitirá segunda dose de Pfizer para quem teve reação à vacina AstraZeneca

COMPARTILHE

Morador precisa assinar termo relatando a reação apresentada na primeira dose do imunizante da Fiocruz
Jovem é vacinada contra Covid. Foto- Divulgação Prefeitura de Niterói
Jovem é vacinada contra Covid. Foto: Divulgação Prefeitura de Niterói

A Secretaria de Saúde de Niterói vai permitir, a partir desta quinta-feira (12), a aplicação da vacina contra Covid da Pfizer como segunda dose para as pessoas que apresentaram reação adversa à AstraZeneca nos pontos de imunização do município. Para isso, será necessário que a pessoa preencha um termo de consentimento da vacinação e declare o efeito adverso apresentado. O documento estará disponível no site da Prefeitura e nas unidades de vacinação.

Quem recebeu a primeira dose da AstraZeneca e apresentou algum efeito adverso terá de respeitar o intervalo entre as doses, assinar o termo de consentimento e apresentar identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante da primeira dose no ato da vacinação.

A medida é vista de forma positiva em países como Alemanha, França, Suécia, Noruega e Dinamarca, que defendem o esquema misto entre aqueles que receberam primeira dose de AstraZeneca.

A Organização Mundial de Saúde recomenda a intercambialidade da AstraZeneca para a Pfizer nos locais com comprometimento do fornecimento da vacina AstraZeneca, como ocorre no Brasil, por causa dos atrasos nos repasses pelo Ministério da Saúde. Além disso, o Ministério da Saúde já autorizou a medida em gestantes que receberam a primeira dose da AstraZeneca.

COMPARTILHE