Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói cobra o comando da operação Segurança Presente

Por redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Prefeitura destacou preocupação com a insegurança nas ruas e se apresentou para retomar o Niterói Presente
image - 2024-02-25T211940.281
Morte do “tio Sebastião”, como era conhecido o porteiro do MV1, levou manifestantes à praia de Icaraí para pedir paz. Foto: Reprodução

A caminhada foi organizada por pais e alunos do Colégio MV1 de Icaraí, na manhã de sábado (24), em homenagem ao porteiro da escola Sebastião Lair Hipólito, conhecido como “Tio Sebastião”, morto a facadas numa tentativa de assalto no meio da semana. No trajeto da escola até a praia de Icaraí a manifestação ganhou adesões. Quem estava na rua pedia, “segurança” e “paz”.

No mesmo sábado, a Prefeitura de Niterói anunciou está preocupada com o aumento da insegurança nas ruas da cidade e expressou a sua determinação de retomada do programa de segurança pública Niterói Presente, que funcionou na cidade de 2017 e 2021. O projeto foi substituído, então, pela Operação Segurança Presente, coordenada pelo governo do estado.

Tio Sebastião

De acordo com a investigação policial, o porteiro tinha acabado de abrir a escola, quando percebeu a presença de um assaltante carregando equipamentos do colégio. O criminoso, identificado como Rennan de Oliveira da Silva Santos, de 21 anos, matou Sebastião a facadas e fugiu. Na saída,  ainda roubou a bolsa de uma funcionária.

De acordo com a investigação, o criminoso era conhecido da polícia e teria roubado outras seis pessoas na mesma semana. O Segurança Presente conseguiu prender Rennan, que ainda carregava uma bicicleta e uma bolsa de outras vítimas.

Na manifestação de sábado, moradores lembravam o aumento da violência provocada por ações de moradores em situação de rua e grupos de usuários de drogas em bairros como Icaraí, Centro e São Francisco. E pedia “Segurança.”

Niterói Presente

As queixas recorrentes dos moradores fizeram a Prefeitura de Niterói aumentar a pressão para retomar o controle do policiamento efetuado pelo hoje pela Operação Segurança Presente. Considera que o Niterói Presente teve bons resultados, enquanto existiu, mas às vésperas da eleição de 2022 passou ao comando do governo do estado, num movimento que muitos consideraram na época um gesto político do governador Claudio Castro para fortalecer sua candidatura.

A Prefeitura de Niterói divulgou a notícia em suas redes sociais, ao mesmo tempo em que manifestava pesar pela morte de Sebastião. Veja a nota:

“A Prefeitura de Niterói quer retomar o Niterói Presente, programa que alcançou diversos recordes na redução índices de violência em nossa cidade entre 2017 e 2021, quando foi integralmente financiado e comandado pelo Município.

Sentimos profundamente pela perda do Seu Sebastião ontem, em Icaraí. Expressamos toda a nossa solidariedade à família, amigos e colegas da escola onde ele atuava.
Nos últimos meses, os casos de violência tem nos preocupado cada vez mais.
Parabenizo o esforço da Guarda Municipal e dos policiais que estão nas ruas, mas é importante reconhecer a deficiência de efetivo do 12°BPM.
A segurança pública é de atribuição constitucional do Governo do Estado, mas queremos o retorno do convênio do Niterói Presente. No programa, realizávamos o pagamento dos salários de policiais e coordenávamos a estratégia para garantir o patrulhamento a segurança dos niteroienses.
Entre 2017 e 2021 a Prefeitura colocou mais 400 policiais nas ruas por meio do Programa Niterói Presente, abrangendo todas as regiões e reduzindo os índices de criminalidade, por isso, o projeto tem que voltar.
Nos colocamos a disposição para retomar o financiamento integral do Niterói Presente e investir em pessoal, equipamentos, viaturas, tecnologia, ação integrada das forças de segurança e prevenção.

COMPARTILHE