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Niterói no mapa da inadimplência: 38% dos moradores têm contas atrasadas

Por Redação
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Total da dívida de moradores da cidade passa de R$ 1 bilhão, de acordo com dados do Serasa
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Mutirões para negociação de dívidas mobilizam Procon, Serasa e associação Comercial. Foto: Procon

Os brasileiros estão afundados em dívidas. O grau de endividamento e inadimplência é o maior desde que a pesquisa começou a ser feita em 2010 pela Confederação Nacional do Comércio (CNC): 78% das famílias brasileiras estão endividadas e 29% estão com contas atrasadas. O A Seguir Niterói pesquisou junto à Serasa os indicadores relacionados a Niterói, especificamente,  e o dado é ainda pior que a média nacional: 38% dos moradores têm dívidas vencidas.

A pesquisa da CNC, publicada pelo jornal O Globo, mostra que tanto as famílias com renda acima de dez salários mínimos quanto as que recebem abaixo desse patamar viram o endividamento crescer em julho. De acordo com a economista Izis Ferreira,  responsável pela pesquisa, ouvida pelo jornal, “as classes de despesas das famílias que ganham menos são justamente as que tiveram maiores aumentos recentes de preços, então elas acabam gastando uma parcela maior do orçamento para fazer frente ao aumento da inflação”.

O endividamento em Niterói

O A Seguir Niterói tem acompanhado os dados relativos ao endividamento da população através da pesquisa do Serasa. Em junho, o número de moradores (CPFs) com dívidas somou 198.541.  Um resultado que se mantém dentro da média desde o início da pandemia, em 2019, com oscilações do número de devedores entre 190 mil e 200 mil.  O acumulo de dívidas num mesmo CPF também tem se mantido estável, em torno de 3,5 contas atrasadas. Mas o endividamento vem aumentando e chegou à média de  R$ 5.301, no relatório de junho, o maior valor já registrado. O volume total de dívidas dos moradores de Niterói somou R$ 1.052.643.636,75.

O Procon-RJ tem realizado mutirões para  a renegociação de dívidas junto a  instituições financeiras, concessionárias de empresas públicas e de telefonia e internet. Há previsão de que seja feita nova rodada de renegociação em setembro,  com companhias aéreas, empresas de viagens e planos de saúde.

O consumidor em situação de superendividamento tem um serviço de atenção especializada. Para esses casos, existem formas especiais de negociação e uma análise mais complexa de cada situação. Para ser atendido, o consumidor deve enviar um e-mail para superendividamento@procon.rj.gov.br e agendar uma entrevista ou enviar uma mensagem de Whatsapp para (21) 98263-5085.

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