COMPARTILHE
As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze tiveram um bom desempenho nesta quarta-feira (31), terceiro dia de regatas e conseguiram a classificação para a regata da medalha na classe 49er FX da vela. A dupla conquistou a oitava posição, após dois dias consecutivos de performance baixa. Ainda assim, com a pontuação acumulada até agora, elas não possuem chance de chegar ao pódio nos Jogos de Paris 2024.
Leia mais: VLT de Niterói: de Charitas ao Barreto em 37 minutos
Nesta quarta (31), foram disputadas três regatas, e elas terminaram em quarto, nono e segundo, respectivamente. A medal race será exibida amanhã, às 9h43 (horário de Brasília). A liderança da categoria antes da regata da medalha é das francesas Sarah Steyaert e Charline Picon, com 67 pontos já com descarte.
A dupla agradeceu o apoio da torcida em uma publicação no Instagram: “sabemos que demos o melhor que tínhamos durante esse último ciclo olímpico e nos sentimos muito gratas por termos vivido mais essa trajetória”, escreveram Martine e Kahena.
Na terça-feira (30), elas terminaram a regata em 15º lugar. A situação era complicada para conseguirem a classificação para a medal race. A dupla dependia de um bom resultado e de uma combinação de resultados. Mas, ainda assim, as atuais campeãs olímpicas da Vela estão a 28 pontos atrás do dupla que no momento está garantindo a medalha de bronze na classe.
Martine e Kahena somaram 102 pontos perdidos, ou seja, mesmo se ganharem a medal race, somariam dois pontos, tendo a pontuação máxima de 104.
Marco Grael, irmão de Martine, também de Niterói, e Gabriel Simões terminaram a regata desta quarta-feira (31) na 19ª colocação na classificação geral e não vão disputar a Medal Race em Paris 2024. Nas regatas desta quarta-feira, a dupla terminou em 12º, 19º e 16º, respectivamente.
Na vela, quanto melhor a colocação na regata, menos pontos são acumulados. Portanto, vence o velejador que conseguiu acumular menos pontos.
Funciona assim: a pontuação é dada em ordem decrescente. O primeiro colocado em cada regata leva 1 ponto, o segundo, 2; e assim por diante. Ao final, quem soma menos pontos, é o vencedor.
Na medal race (regata da medalha), os pontos são dobrados e contam para a classificação final que define o pódio, com a soma da pontuação obtida nas 10 primeiras regatas.
COMPARTILHE