COMPARTILHE
Niterói está há três semanas consecutivas sem registrar novas mortes por Covid-19, desde a semana epidemiológica 5. Em 2023, foram três óbitos por data de ocorrência. As estatísticas são bem melhores se comparadas ao mesmo período de 2022, o que mostra as consequências positivas da vacinação. Entre janeiro e fevereiro do ano passado, foram 155 mortes em decorrência do vírus, índice 5.000% maior.
Na última quarta-feira (22), a reportagem mostrou que o município teve sete mortes por data de confirmação na semana epidemiológica 7, informação que pode causar confusão. É preciso deixar claro que um dado não invalida o outro. Por exemplo: uma pessoa pode ter morrido de Covid-19 em dezembro de 2022, ou até antes, mas só teve o diagnóstico confirmado na semana passada.
O painel da Secretaria de Estado de Saúde (SES) também aponta uma redução no número de casos confirmados. A análise considera os dados registrados nas semanas epidemiológicas 7 (12 a 18 de fevereiro) e 8 (19 a 25 de fevereiro) de 2023. No período analisado, o número de casos por confirmação caiu de 160 para 95, o que representa uma queda de 40%.
Niterói começou a aplicar, nesta segunda-feira (27), a nova vacina bivalente contra a Covid-19. O imunizante protege contra o vírus original e também contra variantes surgidas depois, como a ômicron, a que mais se espalha, atualmente.
A aplicação começa a ser feita nas policlínicas da cidade para pessoas a partir de 85 anos e imunossuprimidos, seguindo calendário por idade. Na sequência, a imunização será ampliada até 60 anos.
Para receber a dose da vacina, será necessário apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante das doses anteriores. Para crianças e adolescentes, será necessário a presença do responsável legal.
COMPARTILHE