COMPARTILHE
Niterói não registra morte por Covid desde o dia 21 de outubro, quinta-feira passada, perto de completar uma semana sem óbitos, como não ocorria desde o início da pandemia. O resultado mostra que a vacinação tem sido efetiva no combate à doença. Niterói já vacinou com as duas doses 80% da população adulta – e já aplicou a terceira dose em 50% dos moradores idosos.
O Prefeito Axel Grael reconhece que este resultado foi possível porque a população da cidade aderiu ao esforço de imunização, ao contrário de outros municípios da Região Metropolitana do Rio que não conseguiram mobilizar da mesma forma os moradores.
A vacinação continua aberta para todas as faixas etárias e, no caso da terceira dose, para maiores de 62 anos. Até sexta, 60 anos.
Taxa de ocupação dos hospitais
A taxa de ocupação dos leitos hospitalares e vagas de UTI reservadas para doentes de Covid na rede do SUS e hospitais particulares é a mais baixa desde o início da escala da pandemia, há mais de um ano e meio. No caso dos hospitais particulares, é de 4% e 9%, respectivamente. Na rede pública, 28% e 17%.
De acordo com declarações recentes do Secretário Rodrigo Oliveira, as pessoas que permanecem internadas são na grande maioria aquelas que não tomaram a vacina ou não completaram a imunização.
Niterói mantém uso de máscaras
Apesar da melhora dos indicadores, epidemiologistas alertam que o coronavírus continua circulando na cidade. Na última semana, foram registrados cerca de 280 novos casos, um número que ainda é expressivo. Por esta razão, e porque as taxas de vacinação dos municípios vizinhos ainda são baixas, a Prefeitura decidiu manter o uso obrigatório das máscaras, ao contrário do Rio, que vai liberar a população do uso da proteção. Em Niterói, os moradores estão liberados do uso das máscaras na praia e, a partir de novembro, nas atividades físicas ao ar livre. Mas o uso permanecerá sendo obrigatório, pelo menos, até janeiro.
COMPARTILHE