22 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói marca presença na COP 27

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O prefeito de Niterói, Axel Grael, e o secretário municipal do Clima, Luciano Paez, vão apresentar ações locais de agenda climática
axel no egito
No Egito, o prefeito Axel Grael (centro) e o secretário Luciano Perez, com representantes da ONG brasileira Talanoa,dedicada à política climática. Foto: reprodução rede social

O prefeito de Niterói, Axel Grael, e o secretário municipal do Clima, Luciano Paez, estão no Egito. Eles participam da 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 27, que começou domingo (6) e vai até o próximo dia 18, em Sharm El Sheikh.

Por intermédio das suas redes sociais, a Seclima informa que, ao longo do ano, Niterói reafirmou seu compromisso de zerar emissões líquidas de carbono até 2050. O município também recebeu a validação do seu inventário de gases de efeito estufa: de 2016 a 2018, a cidade teve queda de 18% na quantidade de emissões.

Leia mais: Niterói suspende a vacinação da primeira dose contra a Covid em crianças de 3 e 4 anos nesta segunda (7)

“Por acontecer na África, a COP-27 deve trazer a discussão para um cenário local, além da extensão continentes vizinhos. Os países árabes do Oriente Médio são muito importantes na discussão de uma transição para uma economia de baixo carbono no mundo. A economia do Oriente Médio está extremamente ligada à produção de petróleo”, explica o informe da Seclima.

Ao final de cada reunião da COP, decisões são adotadas e se tornam uma espécie de norte para os países e instituições que participam do evento.

Neste ano, os principais temas em torno do qual giram as negociações são financiamento climático, mitigação, adaptação climática e perdas e danos.

– Na COP 21, de 2015, em Paris, foram criados os objetivos do desenvolvimento sustentável. São 17. Aqui, vamos fazer uma relação para reduzirmos as desigualdades e ampliarmos a mitigação e adaptação frente aos eventos extremos – disse Luciano Paez em um vídeo postado na sua rede social. E comentou:

– Estamos mostrando que mesmo com a total ausência da agenda climática do governo federal atual, existem ações locais no Brasil que são referência para todo o mundo.

 

 

 

COMPARTILHE