Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói mantém intervalo de 12 semanas entre doses de AstraZeneca

COMPARTILHE

Município cita pesquisas sobre eficácia e fala sobre a incerteza no fluxo de entrega de doses pelo Ministério da Saúde
Vacina AstraZeneca terá intervalo reduzido no Rio. Reprodução
Vacina AstraZeneca tem intervalo entre doses de 12 semanas em Niterói. Reprodução

O intervalo entre as doses de vacina AstraZeneca aplicadas em Niterói continuará sendo de 12 semanas. O município anunciou, nesta quarta-feira, que manterá seu plano de imunização independente do Governo do Rio, que autorizou a antecipação da segunda dose para oito semanas.

Na última terça-feira, quando o Governo do Rio autorizou a redução do intervalo com base em deliberação do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), cogitou-se que a cidade iria aderir à antecipação. Isto porque a entidade é presidida por Rodrigo Oliveira, Secretário de Saúde de Niterói.

A decisão do Governo do Estado, no entanto, não foi imposta aos municípios, e Niterói decidiu manter o plano original. Em comunicado oficial, a Prefeitura cita estudos que mostram eficácia da AstraZeneca com intervalo de 12 semanas. Também pesou na decisão a incerteza sobre a chegada de remessas da vacina em tempo hábil para antecipar as doses.

Leia, na íntegra, o comunicado da Prefeitura de Niterói sobre a vacina AstraZeneca.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que, como não há previsão de antecipação de remessas da AstraZeneca, o município não vai adiantar a segunda dose da imunização contra a Covid-19. O objetivo é que não ocorra falta da vacina para os moradores de Niterói. A campanha de vacinação é planejada de acordo com a quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Segundo pesquisas da Fiocruz, a vacina demonstra uma proteção significativa já com a primeira dose. Além disso, a Astrazeneca apresenta a produção de uma boa resposta imunológica quando as duas doses são aplicadas em intervalos de 12 semanas”.

COMPARTILHE