Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói Livros movimenta Biblioteca Parque, no Centro

Por Redaçao
| Aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Nova sala permitirá exibição do acervo da editora para a população do município. Niterói Discos dividirá espaço na biblioteca
IMG-20220219-WA0001 (1)

O lugar não podia ser melhor, considerando que lugar de livro é na biblioteca, e com acesso aberto ao público. A Niterói Livros e a Niterói  Discos ganharam uma sala na Biblioteca Parque, no Centro, inaugurado nesta sexta-feira (18).  O objetivo é oferecer à população um espaço para visitação e pesquisa. A Niterói Discos acumula quase 200 álbuns lançados em LP e CD, nesses 30 anos de existência (o selo foi lançado em 1991 e comemorou 30 anos em 2021), e a Niterói Livros tem 62 títulos publicados desde 1993, quando foi fundado.

Para o presidente da Fundação de Artes de Niterói, Marcos Sabino, o novo espaço dará a oportunidade para que os niteroienses conheçam a produção dos selos. “É um momento especial porque os acervos da Niterói Discos e da Niterói Livros têm uma importância histórica e cultural muito grande para a cidade. O objetivo dessa sala é fazer com que todos possam conviver com esse tesouro da cidade”, afirmou Sabino.

Existem edições históricas, como o primeiro livro do selo do Município,  “Da Vila Real da Praia Grande à Imperial Cidade de Niterói” (1993) e uma edição do livro autobiográfico de Antônio Parreiras, tido como um dos maiores relatos das questões artísticas até ali, o “História de um pintor – contada por ele mesmo” (1999).

Para Chris Fuscaldo, diretora da Niterói Livros, a ideia da sala é, tanto oferecer ao público a possibilidade de acessar o acervo, como também cuidar do acervo. “É uma biblioteca, com área climatizada e exclusiva para os selos, com os profissionais da biblioteca podendo prestar consultoria para cuidar desta coletânea. Serve para a sociedade pesquisar e até descobrir estes livros que elas não conheciam. ”

A Biblioteca Parque de Niterói fica na Praça da República, sem número – Niterói. A sala pode ser visitada,  terças e quartas-feiras, das 11h às 15h, com exceção da semana do Carnaval, quando estará fechada. Todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19 são seguidos, como a obrigatoriedade do uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto.

COMPARTILHE