COMPARTILHE
Niterói inaugurou um espaço de práticas artísticas e terapêutica, em Itaipu. A proposta do local, conhecido como Atanã, é ser um ambiente dedicado ao cuidado do corpo, sua experimentação e reflexão sobre suas dimensões e pluralidade. O espaço tem como foco o processo da terapia corporal e expressiva. O atendimento pode ser individual ou em grupos. Através de mostras, workshops, conversas, encontros, dialoga com artistas que pesquisam questões relacionadas ao corpo e suas possibilidades.
A inauguração do espaço é com a exposição “Ventres” da artista Laura Freitas. A curadoria é de Luana Aguiar. A mostra exibe trabalhos em desenhos, aquarelas, vídeo e instalação que vêm sendo desenvolvidos desde 2017.
– Laura nos propõe nessa mostra uma ligação ventre-língua por onde é possível, ainda, antever outros duplos poéticos como ausência-presença, enigma-enunciado, corpo-palavra, sublinha a curadora.
A integração de práticas artísticas e terapêuticas tem como objetivo buscar uma dimensão mais orgânica nos processos de descoberta do potencial de cada pessoa e de reconexão com sua raiz e ancestralidade; movimentos importantes para que a pessoa se sinta mais inteira, segura e pertencente em suas relações e decisões.
A palavra Atanã, além de fazer referência a uma grande árvore amazônica, tem dentro de seu nome a palavra “atã” – que significa força e vigor em tupi-guarani – e o “nã” de Nanã, orixá da sabedoria, senhora da justiça e possuidora de grande poder. O termo “nanan” significa raiz, aquela que se encontra no centro da terra.
O espaço contempla: arteterapia, terapia CranioSacral, terapia de florais de Saint Germain, oficina de Rabiscos Terapêuticos, café com Jurema, ritual de escalda pés, leitura corporal, exposições artísticas, workshops e conversas e encontros sobre o corpo e suas diversidades. Fica localizado em Itaipu, no Shopping Piazza, na Estrada Francisco da Cruz Nunes 3095, sala 106.
O agendamento para visitação e atendimentos pode ser feito pelo e-mail: atana.arte@gmail.com ou por mensagem no Instagram @atana.arte
COMPARTILHE