Niterói por niterói

Publicado

Niterói ganha núcleo de atendimento à mulher no Plaza Shopping

Espaço é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o shopping para atender vítimas de violência
Nuam fica no G4. Foto- Divulgação:Prefeitura de Niterói
Nuam fica no G4. Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

Cenário de um feminicídio que chocou Niterói, no começo de junho, o Plaza Shopping agora tem um Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam), fruto de uma parceria com a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) da Prefeitura de Niterói. O espaço funciona numa sala no G4, de segunda a sábado, das 12h às 18 horas.

A coordenadora da Codim, Fernanda Sixel, explicou que o local é um ponto estratégico e permite atender, de forma segura, as mulheres.

— A Coordenadoria vem buscando ações em conjunto com o Plaza e conversando para somarmos forças contra o feminicídio em Niterói. O shopping é um local de bastante movimento e de fácil acesso para as mulheres buscarem ajuda — destaca Fernanda Sixel. — Desde o início do ano, estamos intensificando nosso trabalho de acolhimento à mulher. Recentemente, conquistamos o nosso programa do Hotel de Passagem, que foi aprovado pelo prefeito Axel Grael, e o Auxílio Social, aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores — ressaltou.

A primeira-dama da cidade, Christa Grael, esteve na abertura da sala e reforçou a importância da iniciativa.

— Acho que nós mostramos que se nos unirmos como sociedade, seremos mais fortes. Acompanhamos tantos casos de violência doméstica e, durante o período de pandemia, o problema ficou ainda mais evidente. Precisamos dar um basta. Esse será um espaço muito importante, em um lugar de grande circulação, para ajudar quem precisa. Niterói será novamente exemplo para o País — enfatizou.

Espaço de atendimento à mulher. Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

O espaço foi cedido pelo Plaza, sem nenhum custo à Coordenadoria, e contará com uma funcionária da Codim, em regime de escala.

— Para nós, do Plaza Niterói, é uma grande conquista ter um espaço dedicado à mulher em parceria com a Codim. Temos a convicção de que se trata de uma agenda prioritária e urgente. Ao lado deles, iniciamos um importante momento de escuta ativa sobre o tema e, agora, iniciamos medidas concretas, para que juntos possamos reforçar os meios de apoio às mulheres — disse Aline Piubel, gerente de Marketing do Plaza Shopping Niterói.

Além disso, a Codim realizou um treinamento de quatro dias com representantes dos lojistas e das equipes administrativas do shopping para que possam auxiliar no atendimento de forma humanizada e esclarecedora, com o objetivo de romper o ciclo da violência, na adesão do estabelecimento à campanha Sinal Vermelho.

Plaza aderiu à campanha Sinal Vermelho. Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói
Nuam tem espaço para crianças. Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email