Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói foi lugar mais quente do país nesta sexta-feira (18) com 38,6°, diz Climatempo

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Verão se despede no fim de semana com mais calor, mas chegada do outono alivia com virada no tempo
praia de icarai sol clima foto camila araujo
Céu azul e muito sol na Praia de Icaraí, durante a primeira semana de março. Foto: Camila Araujo

Não tem Bangu, não Nordeste, nem Piauí, o lugar mais quente do Brasil nesta sexta-feira (18), véspera do fim do verão, foi Niterói, com máxima de 38,6°C.  Um calorão que não passa e, até agora, nada das águas de março. O registro inusitado foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e também pelo Clima Tempo. Do dia 1º ao dia 17 de março, a média da temperatura na cidade foi de 36°C. No sábado, o verão se despede com mínima de 24° e máxima de 37°C.

O equinócio de outono, que representa o início da estação no Hemisfério Sul, ocorre no domingo (20). O dia tem previsão de sol com muitas nuvens e chance de pancadas de chuva à tarde e temporal à noite. A temperatura mínima fica em 24° e a máxima pode chegar a 30°C. A chuva prossegue na segunda-feira (21) e pode ser forte e volumosa. Há risco de transtornos já no domingo.

O que esperar do outono

De acordo com dados do Clima Tempo, no estado do Rio de Janeiro de forma geral, o outono começa com a chegada de uma forte frente fria, que vai causar uma grande queda de temperatura e a tão aguardada chuva, pondo do fim à longa sequência de dias de muito calor, observados durante a primeira quinzena de março de 2022.

Outra frente fria está prevista para chegar ao estado do Rio por volta do dia 26 ou 27 de março. A segunda quinzena de março, que coincide com as duas primeiras semanas do outono, será marcada por chuva frequente, que pode causar transtornos em várias localidades do estado, incluindo a cidade de Petrópolis.

Mas isso não significa que o estado do Rio de Janeiro terá um outono frio. De forma geral, a tendência é de que a temperatura fique próxima da normalidade para estação. Isso significa algumas noites frias, mais tarde bastante agradáveis, sem o calor exagerado.

E as águas de março?

A falta de chuva no estado do Rio de Janeiro, de forma geral, durante o mês de março, é explicada por uma situação de bloqueio atmosférico que se instalou sobre o Brasil, fazendo com que as frentes frias fossem desviadas para alto-mar antes de chegar ao estado.

Este bloqueio tecnicamente é causado por um sistema meteorológico chamado de Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). É um sistema que faz parte da circulação geral da atmosfera. Esta alta pressão sempre existe e pode ficar mais ou menos próxima do Brasil. Quando o sistema atua mais próximo do país, causa uma circulação de ventos que impede a chegada das frentes frias. E sem elas, fica mais difícil chover.

Mas, segundo meteorologistas, a chuva vem. O outono terá influência do fenômeno La Niña, em relação à precipitação, especialmente no mês de abril, quando podem ocorrer episódios de chuva volumosa no Grande Rio, na região serrana e em outras áreas litorâneas. O fenômeno La Niña é caracterizado pela presença de água com temperatura abaixo da média no oceano Pacífico Equatorial central e leste, ao largo da costa do Peru.

COMPARTILHE