14 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói estreia exposição com estudos do Burle Marx, responsável pelo restauro do Theatro Municipal

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A obra é a maior já pintada por Burle Marx, em termos de proporção; A mostra gratuita estará em cartaz na Sala Carlos Couto a partir do próximo domingo (3)
Captura de Tela 2024-10-28 às 15.32.50
A pintura integra a cortina corta fogo do Theatro Municipal. Foto: Divulgação

Qual a relação de Burle Marx com Niterói? O artista plástico e arquiteto brasileiro é considerado um dos principais nomes do paisagismo moderno no Brasil e no mundo. Isso é certo. Mas o que poucos sabem é que durante o processo de restauro do Theatro Municipal de Niterói, Marx foi convidado pelo pintor, desenhista, restaurador e crítico de arte, Cláudio Valério, para criar o Pano de Boca do Theatro Municipal de Niterói.

Leia mais: Festival Varilux entra em cena em Niterói em novembro

Esses estudos resultaram numa mostra que marcou a inauguração da Sala Carlos Couto, anexa ao Theatro Municipal de Niterói, no centro da cidade. A exposição reunia trabalhos em acrílicos sobre cartão de sua autoria, além de algumas serigrafias e litografias criadas com a mesma finalidade – inspirados no cromatismo do próprio teatro, que privilegia o ocre, o verde e o vermelho-veneza.

Outra surpresa é que a abertura da exposição “Estudos Para o Pano de Boca do Theatro Municipal João Caetano”, em agosto de 1993, contou com a presença do próprio Burle Marx na semana em que ele completava 84 anos.

Agora seus estudos voltam em cena na mostra gratuita “Burle Marx para o Pano de Boca do Theatro Municipal”, que estará em cartaz na Sala Carlos Couto, a partir de domingo, 3 de novembro, até o dia 11. A Sala funciona de quarta a sexta-feira, das 11h às 18h, e sábado e domingo, das 14h às 18h.

O pano de boca do Theatro Municipal de Niterói é a maior obra já pintada por Burle Marx, em termos de proporção. São 99 metros quadrados de tela, na verdade, um tecido especial que integra a cortina corta-fogo.

– O meu desejo foi ligar, através da pintura, elementos arquitetônicos já existentes de forma equilibrada e que ao mesmo tempo representasse a nossa época – destacou à época.

Atualmente, a pintura do pano de boca é realizada sobre tecido especial que integra a cortina corta fogo, elemento obrigatório por lei em todos os teatros do mundo.

Sobre Burle Marx

Burle Marx combinava elementos modernistas com referências à arte popular brasileira e à natureza tropical. Fundou um estilo único que valorizava a exuberância da vegetação brasileira. Além de toda a beleza com a arquitetura e paisagismo, deixou obras, pinturas e gravuras.

Estudou com Cândido Portinari, frequentou a escola de Belas Artes e era um ótimo desenhista. Em suas obras usava expressionismo para retratar a natureza tropical com uso de técnicas e de cores.

Estilo

Burle Marx ordenava as cores e construía formas e ritmos usando-os como princípios de forma. As cores eram vibrantes e contrastantes em suas composições, tanto nos jardins quanto nas obras de arte. Buscava inovar em seus projetos, utilizando materiais de maneira criativa e experimentando novas formas e texturas.

Abstração e modernismo

Marx ficou reconhecido por introduzir o modernismo na paisagística. Ele quebrou com as convenções tradicionais de jardins europeus e usou formas abstratas, curvas orgânicas e composições geométricas que se assemelhavam às pinturas abstratas de seu tempo. Suas composições exploravam as relações entre o espaço e as plantas de maneira escultural.

Serviço:

Estudos de Burle Marx para o Pano de Boca do Theatro Municipal

Data: De 3 a 11 de novembro
Horários: Quarta a sexta, das 11h às 18h | Sábado e domingo, das 14h às 18h

Quando não houver espetáculo no teatro e feriado, não haverá funcionamento da sala.
Evento Gratuito
Classificação indicativa: Livre

Local: Sala Carlos Couto – Anexa ao Theatro Municipal
Endereço: Rua XV de novembro, 35, Centro, Niterói.

COMPARTILHE