Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói em obras: Prefeitura vai investir R$ 2 bilhões em Construção Civil

COMPARTILHE

Estratégia de retomada da economia será baseada em grandes e pequenas obras; pacote de intervenções será anunciado nesta segunda
Obras de urbanização no Parque Orla de Piratininga. Foto- Prefeitura de Niterói
Obra do Parque Orla de Piratininga. Foto: Prefeitura de Niterói

Investimentos, geração de emprego e de renda. São palavras que soam como música para os ouvidos do empresariado e trazem esperança para a população após uma crise sanitária devastadora. Depois de dedicar esforços e recursos ao combate à pandemia por mais de um ano, a Prefeitura de Niterói se prepara para anunciar, nesta segunda-feira, o chamado de Pacto de Retomada Econômica, um conjunto de ações que, conforme antecipado pelo A Seguir: Niterói, vai girar em torno da construção civil. O município pretende investir R$ 2 bilhões em obras.

— A construção civil é uma das atividades que geram empregos mais rápidos, e a Prefeitura de Niterói é a principal contratante — disse Axel Grael durante transmissão do gabinete de crise, na última quinta-feira, ao falar sobre o Pacto de Retomada.

Durante a pandemia, entre restrições e problemas de fornecimento de material, a Prefeitura conseguiu entregar algumas obras, como o alargamento da Rua Dr. Paulo Alves, no Ingá. Também iniciou a construção do Parque Orla de Piratininga, por exemplo. Mas agora o município se propõe a dar início a um novo ciclo de investimentos, desengavetando projetos o mais rápido possível.

Foto: Prefeitura de Niterói

Pelos próximos três anos, o desenvolvimento das regiões Norte e Oceânica deve dar o tom da administração Grael. Requalificar a Alameda São Boaventura e tirar do papel um terminal de ônibus no Caramujo são ações previstas a curto e médio prazo. Do outro lado da cidade, na Região Oceânica, a proposta é de expandir as intervenções para além do Parque Orla, levando saneamento e urbanização.

Mas, no que depender da Prefeitura, outros bairros também receberão melhorias. Não à toa, nos últimos meses, a Prefeitura abriu consultas públicas para ouvir a população sobre as principais demandas urbanísticas. As pesquisas serão ponto de partida para novas intervenções.

— Também estamos trazendo a sociedade civil e os empreendedores da cidade para que a gente faça um grande esforço para a retomada, afirmou o Prefeito.

Veja alguns projetos prioritários da Prefeitura para os próximos anos:

– Requalificação da Alameda São Boaventura, nos moldes da Avenida Marquês de Paraná;
– Construção do terminal do Caramujo;
– Requalificação da Concha Acústica;
– Reparos no calçadão de Piratininga e conteção de áreas atingidas pelo mar;
– Requalificação da Orla de Piratininga;
– Obras de saneamento na Região Oceânica;
– Criação de uma rótula na Rua Mem de Sá, em Icaraí, para reordenamento viário;
– Expansão do sistema cicloviário;
– Reforma do Cinema Icaraí;
– Reforma da Casa Norival de Freitas, no Centro.

COMPARTILHE