Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói em luto pela morte da educadora Marlene Salgado de Oliveira

Por Redação
| aseguirnitero@gmail.com

COMPARTILHE

Prefeitura decretou luto oficial de três dias em homenagem
Design sem nome (93)
Marlene fundou o Colégio Dom Helder Câmara e a Universidade Salgado de Oliveira. Imagem: Divulgação

Niterói perdeu uma grande educadora neste sábado (21). Morreu, aos 86 anos, a professora Marlene Salgado de Oliveira, reitora da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Ela estava internada no Complexo Hospitalar de Niterói (CHN). A causa da morte não foi divulgada.

Marlene Salgado de Oliveira nasceu em 1935 no município de Cordeiro (RJ), mas foi em Niterói e São Gonçalo que dedicou boa parte de sua vida à educação. Fundou o tradicional Colégio Dom Helder Câmara, e junto do marido Joaquim de Oliveira, que faleceu em 2021, fundou também a Universo em São Gonçalo. Marlene ajudou a universidade a expandir para outras cidades e Estados, e atualmente a Universo possui unidades em Niterói, São Gonçalo, Uberlândia, Recife, Salvador, Campos dos Goytacazes, Belo Horizonte, Goiânia e Juiz de Fora.

A Prefeitura de Niterói lamentou a morte e decretou luto oficial de três dias em homenagem à educadora.

Luto em São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo também decretou luto oficial de três dias pelo falecimento da professora e educadora Marlene Salgado de Oliveira, que muito contribuiu para a educação de milhares de pessoas no município.

Além de professora, Marlene Salgado de Oliveira fundou com a família o Colégio Dom Hélder Câmara, com unidades em São Gonçalo e em Niterói, e a Universidade Salgado de Oliveira. Seu marido, o também professor Joaquim de Oliveira, que faleceu vítima de uma parada cardíaca em outubro de 2021, foi secretário de Esporte e Lazer no município de São Gonçalo durante mais de 30 anos.

O Prefeito Capitão Nelson lamentou o falecimento da educadora.

“A professora Marlene sempre se dedicou à Educação, contribuindo direta e incansavelmente para a formação de milhares de gonçalenses. O município perde hoje uma de suas maiores educadoras, mas seu legado continuará em cada sala de aula”, afirmou.

COMPARTILHE